Debate com os candidatos a vice acontece hoje

Ponta Grossa

08 de outubro de 2020 13:56

Afonso Verner


Relacionadas

'Se não tivéssemos o Butantan, país estaria perdido', diz Rangel

Ênio Camargo Queiroz, o Zoca, morre aos 70 anos

PG supera 9 mil casos ativos e 247 óbitos pela Covid

Veja os detalhes do plano de vacinação em PG
Semana começa com grande volume de chuvas em PG
Em PG, desaparecimento de empresária completa um mês
PG prioriza investimento em tecnologia na área de segurança
Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Pela primeira vez, postulantes a vice-prefeito terão a oportunidade de debater propostas e ideias para a cidade

Os candidatos a vice-prefeito de Ponta Grossa participarão de um debate pela primeira vez na história da cidade. O evento é realizado em parceria do Portal aRede, Jornal da Manhã e blog do Doc.Com nesta quinta-feira (8). O evento acontece de forma remota e reunirá os cinco candidatos a vice no município, com regras semelhantes àquelas praticadas no debate entre os prefeituráveis. 

O portal aRede consultou os candidatos sobre as expectativas para o debate. Vice na chapa de Mabel Canto (PSC), Pietro Arnaud (PSB) destacou a oportunidade de debater ideias para a cidade. “É uma excelente oportunidade de poder debater com os demais candidatos os assuntos de interesse de toda a comunidade. Não há mais espaço para candidaturas a vice apenas figurativas. Por isso, parabenizo aRede”, afirma. 

Já Capitão Saulo (PSD), vice da Professora Elizabeth Schmidt (PSD), ressaltou a importância do encontro. "O debate é essencial para que os eleitores consigam avaliar e decidir entre projetos dos diversos candidatos. Temos certeza de que o avanço da nossa cidade será a tônica e que o debate será propositivo. A comparação entre os diferentes programas de governo, e as qualificações dos candidatos, em qualquer instância, é sempre saudável para a democracia", afirma Saulo

O Pastor João Carlos (PCdoB) é vice na chapa liderada pelo Professor Edson Armando (PT) e ressaltou a expectativa de um debate esclarecedor e propositivo. “Espero que seja um debate esclarecedor para a população e vai ser uma boa oportunidade para falarmos sobre nossas propostas e metas para a cidade”, contou o vice.

Já para Ricardo Zampieri (REPUBLICANOS), vice na chapa liderada por Marcio Pauliki (SD), destacou a importância do debate para o processo democrático. “É um momento fundamental dentro do processo democrático, debater e confrontar ideias diante das candidaturas apresentadas. A nossa sociedade está cada vez mais politizada e quer acompanhar o que está sendo discutido. Esse é um debate histórico”, disse. 

Por sua vez, Professor Lineu Kieras (PSOL) ressalta a expectativa para apresentar as ideias pesolistas ao eleitorado. “Enquanto candidato a vice-prefeito na candidatura do PSOL a expectativa é poder apresentar e debater as nossas propostas para uma gestão solidária da cidade de Ponta Grossa. Mostrar que temos um projeto viável para a cidade em suas diversas áreas e assim mudar de verdade! Somos o único partido que não fez coligação, não temos compromisso com ofertas de cargos comissionados e não negociamos tempo de tv”, afirma. 

Regras do debate

O debate terá cinco blocos, além da apresentação. O primeiro deles terá tempo estimado de 10 minutos com perguntas pré--determinadas e cada candidato responderá um tema definido por sorteio - os temas são Orçamento 2021, Contrato do Transporte Coletivo, Geração de Empregos, Saúde e Educação. Em um pote constarão os nomes de todos os candidatos e no outro as perguntas pré-determinadas com temas de relevância para o eleitorado. O candidato sorteado responderá à uma pergunta também sorteada. O tempo para resposta de cada pré-candidato será de 2 minutos.

O segundo bloco será de perguntas entre os candidatos, com tempo estimado de 22 minutos e 30 segundos. O primeiro a perguntar será sorteado e escolhe a quem dirigir a pergunta. Aquele que responder será o segundo a perguntar e escolherá a quem fazer a pergunta. Cada candidato só poderá ser questionado uma única vez. O tempo para a pergunta será de 30 segundos, seguido de dois minutos para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. O terceiro e o quarto bloco terão o mesmo formato do segundo bloco. 

PUBLICIDADE

Recomendados