UBS realizam hoje 'Dia D' da Campanha de Vacinação | aRede
PUBLICIDADE

UBS realizam hoje 'Dia D' da Campanha de Vacinação

Campanha de Vacinação contra Poliomelite e Multivacinação ocorre neste sábado em Ponta Grossa e em todo o país

Dia D da campanha de vacinação ocorre hoje em todo o país
Dia D da campanha de vacinação ocorre hoje em todo o país -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Campanha de Vacinação contra Poliomelite e Multivacinação ocorre neste sábado em Ponta Grossa e em todo o país

A Prefeitura de Ponta Grossa informa que, neste sábado (17), acontece o Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e a Multivacinação para atualização da carteira de vacinação da criança e do adolescente. A imunização será das 12 às 17h, em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Ônibus da Vacina, que ficará no Parque Ambiental, ao lado do container da Saúde.

O público alvo da campanha contra a poliomielite são crianças que possuem entre um e cinco anos. As crianças e adolescentes menores de 15 anos também poderão aproveitar para atualizar a carteira de vacinação e receber a declaração vacinal.

A meta da campanha é vacinar 19.313 crianças contra a poliomielite. Até o momento, 2.241 crianças foram vacinadas, o que representa uma cobertura de 11,2% da meta estipulada.  

O objetivo da campanha contra a poliomielite é contribuir para redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, que pode causar a paralisia infantil.

UNIDADES QUE ESTARÃO COM AS SALAS DE VACINA ABERTAS:

Alfredo Levandowski  ( Gralha Azul) - Rua General Aldo Bonde esquina c/ Rua Lagoa

Antonio Russo (Centro) - Rua Saldanha da Gama,144

Antonio Saliba (Pq Sabiá) - Rua Siqueira Campos

Cyro de Lima Garcia (Oficinas)  - Rua D. Pedro I (lado do terminal)

Egon Roskamp (Santa Paula) - Rua Castanheira, 216

Lubomir Urban( 31 de Março) - Rua Washington Luís, 760

Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) - Av. General Carlos Cavalcanti (lado do terminal)

Romulo Pazzinato (Nova Rússia)  - Rua Pref. Campos Melo – (lado do terminal)

Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças) - Rua Aguinaldo Guimarães da Cunha s/n

Itaiacoca – Unidade de Saúde do Crutac

Ônibus da Vacina – Parque Ambiental – ao lado do container da Saúde


Programa de Vacinação

O Dia D da vacinação faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes. Entretanto, de acordo com o ministério, o número de pessoas não vacinadas tem crescido nos últimos anos. “Como consequência, doenças que já estavam eliminadas no Brasil voltaram a ser um problema para a saúde de todos, como o sarampo, por exemplo”, alertou o MS em nota enviada à Agência Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), 7,7 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos não foram vacinadas contra a febre amarela em 2019. No caso da Hepatite B, cerca de 24,8 milhões de pessoas dessa faixa etária não se vacinaram. Em relação à vacina contra meningite dirigida a adolescentes de 11 e 12 anos, o número de não vacinados ficou em 4,3 milhões.

Já no caso da vacina contra HPV, 73,6% das meninas com idade entre 9 e 15 anos tomaram a primeira dose. O percentual é menor quando é considerada a segunda etapa da vacina: apenas 46% das meninas foram imunizadas. Entre os meninos com faixa etária de 9 a 14 anos, que foram alvo de campanha, a vacinação chega a 36,2% para a primeira dose; e a 19,2% para segunda dose.

O MS acrescenta que a vacinação contra a poliomielite, iniciada no último dia 5, seguirá até o dia 30 de outubro em mais de 40 mil postos de vacinação espalhados pelo país. A expectativa é de que cerca de 11 milhões de crianças com idade entre 1 e 5 anos tomem a vacina oral contra a poliomielite (VOP), desde que tenham recebido as três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. A meta anunciada pelo MS é a de vacinar pelo menos 95% das crianças. Crianças até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas conforme indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que os postos de saúde estão adaptados para evitar risco de contaminação pela covid-19, e que vem dando orientações para que as ações de vacinação sejam realizadas conforme as recomendações sobre distanciamento social, com lavagem das mãos, uso de álcool em gel e máscara.

Com informações das assessorias e da Agência Brasil

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE