App 'PG Materna' poderá reduzir risco de mortalidade infantil | aRede
PUBLICIDADE

App 'PG Materna' poderá reduzir risco de mortalidade infantil

Projeto de Lei (PL) proposto na Câmara de Ponta Grossa traz informações integradas e ações conjuntas ao SUS para as gestantes ponta-grossenses

Haverá, também, a possibilidade de convênio com empresas e universidades estaduais em relação a manutenção do aplicativo
Haverá, também, a possibilidade de convênio com empresas e universidades estaduais em relação a manutenção do aplicativo -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto de Lei (PL) proposto na Câmara de Ponta Grossa traz informações integradas e ações conjuntas ao SUS para as gestantes ponta-grossenses

Um Projeto de Lei (PL), protocolado pelo vereador Felipe Passos (PSDB) na Câmara Municipal de Ponta Grossa, busca criar o aplicativo ‘PG Materna’. Segundo a proposta, o objetivo é criar um app para os dispositivos móveis que irá integrar de forma digital o acompanhamento do pré-natal de gestantes ponta-grossenses que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

As informações dão conta que o aplicativo “deverá conter informações claras e objetivas que possibilitem a eficiente integração entre o acompanhamento do pré-natal e as gestantes beneficiárias deste serviço”. O app permitirá as futuras mães: “acompanhar as fases de desenvolvimento do feto”; “realizar agendamento do pré-natal”; “sanar dúvidas referentes ao processo de gestação”; “receber notificações a respeito do acompanhamento pré-natal”; e “receber notificação do momento para dar andamento ao trabalho de parto”.

Haverá, também, a possibilidade de convênio com empresas e universidades estaduais em relação à manutenção do aplicativo. Ainda, haverá a possibilidade de integrar o ‘PG Materna’ com outros sistemas e apps ponta-grossenses. Para complementar, não haverá substituição dos procedimentos regulares do SUS, assim como os custos da Lei serão feitas por dotações orçamentários próprias e até suplementadas.

Na justificativa, Passos fala sobre a importância do período pré-natal para uma gestão saudável, o que torna imprescindível um acompanhamento mais assertivo. Para ampliar o debate sobre o tema, o vereador cita o programa ‘Mãe Curitibana’, integrado ao aplicativo ‘Saúde Já’, proposto em Curitiba, que trabalha com um processo semelhante a proposta alavancada em Ponta Grossa, além de outro modelo parecido: ‘Meu Pré-Natal’, do Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“No fulcro de promover tamanha integração digital no munícipio de Ponta Grossa é que se estrutura o presente Projeto de Lei com a instituição do aplicativo “PG Materna”. Tal iniciativa beneficiará tanto gestantes quanto os próprios médicos envolvidos no processo e que terão canal direto de interação com sua paciente a fim de concretizar um atendimento coerente com a relevância desta etapa da gestação”, cita Passos em seu PL.

Para complementar, o legislador fala sobre outros benefícios da proposta, como a fase de desenvolvimento de seu feto. “Através do aplicativo ‘PG Materna’, objeto do presente Projeto de Lei, o município de Ponta Grossa irá alçar novos patamares de saúde pública através de uma maior integração de profissionais e novas formas de abordagem aos desafios da assistência na fase perinatal”, conclui a justificativa do vereador.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE