Semana da Criança do Humai encerra com inauguração | aRede
PUBLICIDADE

Semana da Criança do Humai encerra com inauguração

Com o objetivo de auxiliar na recuperação de crianças, a iniciativa é uma parceria entre o Hospital e as associações Amigos do Hospital da Criança (HC) e Abrace o HU

Em razão da pandemia da Covid-19, o acesso ao espaço será limitado com observação às orientações de biossegurança.
Em razão da pandemia da Covid-19, o acesso ao espaço será limitado com observação às orientações de biossegurança. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com o objetivo de auxiliar na recuperação de crianças, a iniciativa é uma parceria entre o Hospital e as associações Amigos do Hospital da Criança (HC) e Abrace o HU

O Hospital Universitário Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) inaugurou na tarde de sexta (16) um espaço lúdico para os seus pacientes. Com o objetivo de auxiliar na recuperação de crianças, a iniciativa é uma parceria entre o Hospital e as associações Amigos do Hospital da Criança (HC) e Abrace o HU. Em razão da pandemia da Covid-19, o acesso ao espaço será limitado com observação às orientações de biossegurança.

“Aqui, o paciente que está em situação de fragilidade física e emocional pode encontrar um espaço de lazer, o que faz parte da recuperação da saúde das crianças que estão aqui no Humai”, explica o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto. “É uma honra muito grande para a Universidade inaugurar esse espaço com a parceria fundamental da Associação Amigos do Hospital da Criança”, continua.

O professor Nelson Canabarro, presidente da Associação dos Amigos do Hospital da Criança, considera a presença de elementos lúdicos uma parte essencial do atendimento. “O espaço também é utilizado por terapeutas ocupacionais, para fazer as terapias com as crianças que estão internadas, além de tornar o hospital mais humano, mais colorido e mais agradável para esses pacientes”, ressalta Canabarro.

Para a professora e diretora acadêmica do HU, Fabiana Bucholdz Teixeira Alves, o brincar é um dispositivo de humanização e os profissionais de diversas áreas interagem na assistência à criança. “O espaço lúdico se apresenta como um novo ponto de referência do hospital, em que é possível ter momentos alegres”, explica Alves.

A brinquedoteca original do HC é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Ponta Grossa e foi inaugurada em 2017, em comemoração ao Dia das Crianças. Desde a reforma e a reestruturação do HC, atual Humai, a brinquedoteca estava fechada. Para a utilização do novo espaço, serão respeitadas todas as regras sanitárias de distanciamento social.

“Vamos liberar o espaço de maneira isolada. Todas as atividades serão realizadas com medidas de segurança e sem aglomerações”, assegura Alves. A inauguração faz parte das comemorações da semana da criança, realizadas pelo Humai.

“No pós-pandemia, a gente ainda vai pensar qual será o melhor formato para esse lugar e o melhor uso para esse espaço. Esperamos que seja logo”, adiciona o diretor-geral do HU, Sinvaldo Baglie, que também agradeceu toda a equipe do hospital e a Associação Amigos do HC pela parceria.

Outras ações

No início da semana, as crianças em tratamento no hospital receberam a visita de palhaços, super-heróis e heroínas e fadas, que os presentearam com brinquedos e livros. Todas as ações foram possibilitadas através de doações de empresas e parceiros. “É uma ação em que as duas associações, Abrace o HU e Amigos do HC, se uniram para levar um pouco de alegria ao hospital”, complementa Fabiana, que também é presidente da Associação Abrace o HU.

O Humai também recebeu uma doação de 390 roupas infantis, 150 brinquedos, fraldas, chupetas e mamadeiras, da organização Asas Dadas. “Foi uma campanha bem curta, em 15 dias fizemos toda a arrecadação”, conta Maria Lúcia Ferreira Braga, acadêmica de Odontologia, uma das idealizadoras da campanha “Ajude um anjo, doe cuidados”. Conversamos com empresários, conseguimos patrocinadores e visibilidade nas redes sociais, esse foi o início. A campanha englobou muitas pessoas, muitos lugares”, finaliza Braga.

Informações UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE
</