Escolas em PG reabrem com aulas extracurriculares | aRede
PUBLICIDADE

Escolas em PG reabrem com aulas extracurriculares

Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa citou, ainda, que não há previsão de retorno presencial de alunos no ensino regular da rede estadual

Professora Luciana participou de uma live junto ao Portal aRede para esclarecer os temas sobre a educação
Professora Luciana participou de uma live junto ao Portal aRede para esclarecer os temas sobre a educação -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa citou, ainda, que não há previsão de retorno presencial de alunos no ensino regular da rede estadual

Mesmo com a volta das atividades extracurriculares presenciais confirmadas para a próxima semana, o retorno dos alunos em sala de aula na rede estadual de Ponta Grossa pode não ocorrer em 2020. Com previsão de fechamento do ano letivo para o dia 20 de dezembro e dependendo do entendimento conjunto entre Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) e Secretaria de Educação, a prioridade para as próximas semanas é testar as atividades em contraturno como ‘laboratório’ para o ensino regular.

Em entrevista ao Portal aRede, a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa (que engloba 11 municípios da região), professora Luciana Aquiles Sleutjes, indicou que ainda não há uma indicação sobre qualquer possibilidade de retorno. Nas atividades extracurriculares, por outro lado, a retomada deve acontecer em três escolas estaduais, apenas em Ponta Grossa: Professor José Gomes do Amaral, Nossa Senhora das Graças e Maestro Bento Mossurunga – mas, outras poderão aderir posteriormente.

“Nesse momento estamos discutindo apenas as extracurriculares. Por quê? A discussão tem acontecido em parceira com a Secretaria de Estado da Saúde, que entendeu que era um momento seguro para atender grupos pequenos e, principalmente, dos alunos matriculados nas extracurriculares, que já são atividades em contraturno. Então, o próximo talvez seja uma discussão para um retorno. Mas, não temos nada definido: uma data específica, se acontece esse ano, como irá acontecer ano que vem”, aponta a chefe da NRE.

Segundo a professora, há um sentimento da necessidade de retorno após quase sete meses de paralisação das aulas presenciais, o que ocasionou a decisão do retorno do currículo extracurricular. Entre as atividades que estão inclusas neste contraturno, destacam aulas de reforço de Matemática e Português; atividades esportivas em modalidades como atletismo, xadrez, tênis de mesa, ginastica rítmica e vôlei de areia; além de atividades para línguas estrangeiras como inglês, francês, alemão, entre outras.

Diálogo com a família

A chefe do NRE fez questão de destacar: os pais têm autonomia para definir se seus filhos, matriculados regularmente nessa modalidade de contraturno, devem ou não retornar. Dessa forma, eles podem visitar as escolas e acompanhar todas as medidas que estão sendo tomadas: sanitárias, como uso de álcool em gel e equipamentos pelos profissionais da educação, além de distanciamento social e limitação de alunos, que variam de seis a dez, no máximo, por atividade.

“Nesse primeiro momento nós entramos nessa liberação com a cidade de Ponta Grossa. Então, são três escolas que estão fazendo toda essa a articulação com as famílias ao longo dessa semana. Disponibilizando o formulário de adesão, que pode ser retirado na própria escola, mas também está disponível no portal da Secretaria estadual de Educação”, explica Sleutjes.

Matrículas

Em relação as matrículas, ainda não há um indicativo de como serão feitas na rede estadual de ensino. “Nós tivemos uma reunião de orientação, mas não tivemos ainda a regulamentação de como as matrículas irão proceder: se elas serão presenciais, na escola, online. Estamos aguardando as orientações da Secretaria de Educação para nós podermos fazer a divulgação nas famílias”, apontou a chefe do NRE.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE