Pesquisadores criam e-book sobre aves dos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisadores criam e-book sobre aves dos Campos Gerais

O objetivo é estimular a observação de aves como prática de turismo sustentável na unidade de conservação

Além do e-book, também foi produzido um miniguia, com 29 espécies que são mais detalhadas no livro.
Além do e-book, também foi produzido um miniguia, com 29 espécies que são mais detalhadas no livro. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O objetivo é estimular a observação de aves como prática de turismo sustentável na unidade de conservação

Os pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) produziram um e-book, “Aves do Parque Nacional dos Campos Gerais”, e um miniguia sobre a avifauna do Parque Nacional dos Campos Gerais. Os materiais trazem fotos, descrições e características da fauna local e estão disponíveis online, gratuitamente.

O objetivo é estimular a observação de aves como prática de turismo sustentável na unidade de conservação. É possível observar aves em todos os atrativos do Parque Nacional dos Campos Gerais e em áreas próximas, como o Parque Estadual de Vila Velha. A região possui cerca de 400 espécies de aves nativas e a seleção das aves do livro foi definida a partir de cinco critérios: espécies de campo; espécies de mata; espécies emblemáticas; espécies de relevância conservacionista; e espécies com grande restrição de habitat.

Além do e-book, também foi produzido um miniguia, com 29 espécies que são mais detalhadas no livro, além de recomendações para ajudar o início da jornada do turista ou interessado como observador de aves. O miniguia é um material que pode ser levado a campo, facilitando a identificação das aves.

O parque é uma unidade de conservação federal de proteção integral localizada nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí. Foi criado em 2006, com o objetivo de proteger a Floresta Ombrófila Mista e os Campos Sulinos e a gestão é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O livro aponta a importância de observar as aves, a importância da preservação desses animais, além de possíveis ações para ajudar as aves, como  a denúncia do tráfico ilegal de aves silvestres. As recomendações de segurança para o turismo ecológico também estão presentes no e-book.

O miniguia pode ser baixado aqui e o livro “Aves Parque Nacional dos Campos Gerais” pode ser acessado aqui.

Informações UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE