Egresso do curso de Geografia fala sobre pesquisa na Antártica | aRede
PUBLICIDADE

Egresso do curso de Geografia fala sobre pesquisa na Antártica

No evento, que faz parte do Ciclo de Encontros On-line do Labtan, o convidado falará sobre “Trabalho de campo no ambiente extremo Antártico”

O evento é aberto às comunidades interna e externa, com limite de 200 inscrições, que podem ser realizadas pelo link .
O evento é aberto às comunidades interna e externa, com limite de 200 inscrições, que podem ser realizadas pelo link . -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No evento, que faz parte do Ciclo de Encontros On-line do Labtan, o convidado falará sobre “Trabalho de campo no ambiente extremo Antártico”

O Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (Labtan), ligado ao Curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove palestra com o paleontólogo, egresso do curso de Geografia, Rodrigo Scalise Horodyski. No evento, que faz parte do Ciclo de Encontros On-line do Labtan, o convidado falará sobre “Trabalho de campo no ambiente extremo Antártico”. O encontro acontece na quinta-feira (29), às 17h, pelo Google Meet.

A programação da palestra inclui os temas: Por que estudar a Antártica?; Projeto Paleoclima; Como chegar na Antártica?; Trabalho de campo na Antártica e o dia a dia de um pesquisador no continente gelado. O evento é aberto às comunidades interna e externa, com limite de 200 inscrições, que podem ser realizadas pelo link .

O palestrante participa do evento a convite da professora Jasmine Moreira. “Nossa região é muito rica em termos paleontológicos, e em algumas áreas os fósseis são abundantes. Em termos de turismo, há exemplos em que os fósseis integram roteiros turísticos, como é o caso das ‘trilobitas gigantes’ no Geopark Arouca em Portugal”, acrescenta a professora. Ela acredita que o evento terá boa adesão e reforça que Rodrigo é um paleontólogo muito conhecido pela divulgação científica que realiza nas redes sociais, onde conta com mais 30 mil seguidores no Instagram.

Geografia UEPG

Imagem ilustrativa da imagem Egresso do curso de Geografia fala sobre pesquisa na Antártica
 

Formado em 2006 pela UEPG, na sua trajetória de pesquisador, Horodyski destaca que a Universidade, por meio do Departamento de Geociências e do Professor Elvio P. Bosetti, do Laboratório de Estratigrafia e Paleontologia, conferiu toda a base e conhecimentos necessários para que se tornasse paleontólogo. “Publiquei diversos artigos científicos internacionais, com o Grupo de Pesquisa do CNPq-Grupo Palaios, liderado pelo professor Elvio Bosetti e do qual ainda faço parte desde 2001. No meu último artigo publicado, abordo fósseis de invertebrados marinhos do Período Devoniano do estado do Paraná”.

Atualmente, Horodyski é Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Rio Grande do Sul. É Coordenador do Bacharelado em Geologia da mesma Instituição. “Nosso grupo de pesquisadores da Unisinos – Instituto Tecnológico Fóssil, Laboratório de História da Vida e da Terra e Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul, o qual sou Curador, concorreu ao Edital do CNPq do Programa Antártico Brasileiro com 100 propostas. Fomos agraciados dentre os 17 vencedores”. Rodrigo explica que o projeto “Paleoclima, Evolução climática do Paleoceno-Mioceno: conexões entre o Oceano Austral e a Península Antártica” pretende compreender como as mudanças climáticas do passado impactaram as biotas marinhas de águas rasas e profundas nos últimos milhões de anos”.

Informações UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE