Veterinário das lojas Amigão Pet Shop alerta sobre doença em pets | aRede
PUBLICIDADE

Veterinário das lojas Amigão Pet Shop alerta sobre doença em pets

Saiba mais sobre a doença e como prevenir em seu pet!

Saiba mais sobre a doença e como prevenir em seu pet!
Saiba mais sobre a doença e como prevenir em seu pet! -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Saiba mais sobre a doença e como prevenir em seu pet!

A doença é comum em cadelas e gatas não castradas, e se não for tratada pode se agravar e levar ao óbito do animal. A prevenção é sempre o melhor remédio! O que é: segundo o médico veterinário das lojas Amigão Pet Shop, Jorge Schastai, a piometra pode ser definida como uma infecção no útero do animal durante o período de cio. Isso ocorre porque durante o cio existe diminuição das defesas naturais do útero, sendo mais suscetível a infecções, além disso a produção hormonal cria um ambiente favorável a proliferação de bactérias, principalmente a Escherichia coli. 

A doença pode ser de dois tipos; aberta, que se caracteriza por corrimentos purulentos com mau cheiro e a fechada, onde a infecção obstrui o colo do útero que impede a eliminação de secreção, essa forma é mais grave porque os sintomas vão ser mais tardios e isso representa um risco a vida do animal.

Sintomas: no tipo aberto o principal sinal é a secreção de mau odor, na piometria fechada pode apresentar perda de apetite, aumento do consumo de água e volume de urina, fraqueza, febre, vômito e aumento do volume abdominal. Com o avanço da doença outros órgãos podem ser afetados, como por exemplo o rim. O risco de ruptura do útero também é agravado e isso coloca a vida de seu pet em risco.

Tratamento: pode ser feito o uso de antibióticos juntamente com a internação para remoção cirúrgica do útero e ovários, dessa forma elimina-se totalmente a infecção. Prevenção: a melhor forma é fazendo a castração da fêmea, e já que a piometra está relacionada a atividade reprodutiva do animal. A melhor idade é por volta dos 6 meses, já que quando mais cios a fêmea passar, maior será o risco de desenvolvimento da doença.

ALERTA: o uso de contraceptivos orais e injetáveis nos pets aumenta a predisposição a piometra, portanto evite o uso e sempre que possível consulte um médico veterinário.  

A loja situada no bairro Oficinas atende nos números 99145-5974 e 3222-1230, na unidade da Nova Rússia 99124-3243 e 3224-4407, e na unidade de Uvaranas no 99112-2594 e 3226-8940.    

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE