Samu comemora 15 anos com premiação aos servidores

Ponta Grossa

28 de outubro de 2020 20:45

Da Redação


Relacionadas

Ação de cidadania ocorre em bairros de PG nesta semana

Confira a agenda das prefeituráveis nesta terça-feira, 24

Colégio Positivo oferece bolsas de estudo para Ensino Médio

Comércio projeta alta nas vendas nesta Black Friday
Aliel entrega veículo para comunidade terapêutica
Debate no Portal aRede confronta Saulo e Pietro
Comissão conclui CPI do Estar Digital e aponta providências
Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram realizados em Ponta Grossa Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram realizados em Ponta Grossa

No mês de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) comemora 15 anos de funcionamento em Ponta Grossa. Para comemorar a data, uma entrega de medalhas será realizada, na quarta-feira (11), às 13h30, aos servidores com mais de dez anos de trabalho. A solenidade será na sede do Samu na rua Coronel Dulcídio, n° 30.

O Serviço de Atendimento está ativo desde o dia 9 de novembro de 2005 na cidade. Ao longo dos anos, cerca de 600 mil atendimentos foram feitos à população. A frota atualmente é composta por cinco ambulâncias básicas, duas avançadas e um helicóptero. É o Samu também responsável por toda a Central de Regulação Médica dos Campos Gerais, atendendo a todas as chamadas do 192. Neste ano, a regulação passou a atender as solicitações de municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde, através da adesão ao consórcio do Samu Regional.

Em 2020, há uma média de 4 mil atendimentos realizados mensalmente pelo Samu. O serviço recebe cerca de 140 ligações diárias para atender situações de mal-estar, crises convulsivas, surtos psicóticos, acidentes, transferências interhospitalares, quedas, paradas cardiorrespiratórias e diversos outros tipos de urgência e emergência. 

Com uma equipe de cerca de 150 funcionários, o Samu possui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, auxiliares de enfermagem, condutores socorristas, telefonistas, rádio operador, assistentes administrativos, zeladores e estagiários em seu quadro funcional. Para celebrar os 15 anos de existência do serviço e valorizar os servidores, ações internas envolvendo os profissionais serão desenvolvidas entre 9 e 13 de novembro. Conforme a médica e diretora do Samu, Adriana Pacholok, o trabalho realizado pelos profissionais visa proporcionar o atendimento mais adequado e rápido para qualquer cidadão. 


Município de Arapoti inaugura nova base do Samu Regional

Arapoti é o 20º município dos Campos Gerais a contar com atendimento do SAMU Regional. Na última semana, a Prefeitura inaugurou a base e deu início ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência com veículo próprio. “Já fazíamos parte do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais, mas agora podemos contar com um atendimento mais imediato com a nossa ambulância”, esclarece o secretário municipal de saúde, Marcio de Carvalho Martins. Antes da regulação, por meio do CIMSAMU, o município contava com apoio da Defesa Civil em casos de emergência.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados