Como se preparar para a Black Friday? | aRede
PUBLICIDADE

Como se preparar para a Black Friday?

Mas a BlackFriday não veio para o Brasil para aumentar o movimento das lojas físicas, mas sim para aumentar as vendas online

Imagem ilustrativa da imagem Como se preparar para a Black Friday?

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mas a BlackFriday não veio para o Brasil para aumentar o movimento das lojas físicas, mas sim para aumentar as vendas online

O evento que tem sua origem nos Estados Unidos tinha como objetivo principal a queima de estoques, para que, durante o mês de dezembro pudesse renovar seus produtos e se preparar para o próximo ano.

No Brasil o objetivo foi diferente, mas o resultado parecido. Muitas pessoas fazem economias durante o ano todo para aproveitar o evento que ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, quando os produtos dos mais diversos tipos chegam a 80% de desconto.

O Brasil foi além e estendeu o evento e criou períodos para que não houvessem tantas filas e aglomerações. Algumas chegaram a criar “Black Mês”, “Black Week”, outras mantiveram suas ações concentradas apenas ao dia e no máximo a manhã do dia seguinte.

Mas a BlackFriday não veio para o Brasil para aumentar o movimento das lojas físicas, mas sim para aumentar as vendas online. Em 2009 quando o site que concentra a maior quantidade de ofertas em desconto na internet, conhecido como “Busca Desconto” é que começaram as movimentações.

Em 2019, o evento movimentou aproximadamente R$3,9bi na economia, e os gastos são referentes ao consumo de diversos bens e serviços.

Uma oportunidade para quem?

Imagem ilustrativa da imagem Como se preparar para a Black Friday?
 

Não só as grandes podem ser beneficiadas por este evento, mas também as pequenas empresas. Segundo a ABcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o consumidor está buscando produtos de diversas categorias, e está mais disposto a gastar, segundo pesquisas com:

roupas e acessórios (31%);

smartphones (30%);

eletrônicos (30%);

calçados (26%);

eletrodomésticos (23%);

perfumes e cosméticos (21%);

móveis (21%);

computador (20%);

Indo mais além, segundo pesquisas, devido a pandemia do Coronavírus, mais pessoas estão dispostas a fazer suas compras online, principalmente itens para presentear (até mesmo antecipar as compras de natal), que incluem as linhas de vestuário e acessórios, smartphones,cosméticos e eletro.

Mas como competir com tantas empresas lutando por um espaço? Nossos especialistas se reuniram para buscar as melhores soluções, confira a seguir.

Meu negócio online

Não é de hoje que as empresas estão migrando seus negócios para o meio digital. Devido a pandemia, grandes e pequenas empresas estão migrando para o universo digital quase que por obrigação.

E para ganhar um espaço e a atenção do público é preciso investir em diferenciação e acessibilidade.

Interaja nas redes sociais

Imagem ilustrativa da imagem Como se preparar para a Black Friday?
 

Você já deve estar cansado de ouvir que você precisa estar presente nas redes sociais, mas será que você está interagindo com o público? Muitas empresas cometem o erro de investir em divulgação do produto, tratando as redes sociais como uma vitrine, e acaba intoxicando o cliente com tanta oferta.

A estratégia mais assertiva é buscar gerar algum tipo mais próximo de relacionamento com o público. O instagram e o tiktok são duas ferramentas incríveis para este tipo de ação. Por serem plataformas populares e rápidas, você pode gerar conteúdo divertido e engajador para que possa criar um relacionamento com o cliente.

Usar as funções de stories, reels, lives e IGTV são ótimas formas de falar sobre seu produto ou serviço e interagir com o público.

Faça vídeos mostrando seus produtos e enfatize os descontos e preços que os clientes buscam. Abra enquetes e faça perguntas para as pessoas responderem.

Invista em parcerias

Outra ótima estratégia é fazer parcerias com outras empresas para divulgar a sua marca e oferecer seus produtos e serviços, dessa forma o ganho será mútuo, você trocará clientes e manter o consumidor mais próximo por conta do relacionamento.

Mesmo seu negócio 100% no digital, essa estratégia pode ser utilizada através de menções nas redes sociais e recomendações de influenciadores. Uma pesquisa realizada pela Squid, principal empresa de marketing de influência revela que as pessoas estão mais propensas a comprar de pessoas que confiam e que são recomendadas, do que de grandes marcas do mercado.

Tenha um Marketplace

Talvez você ainda não esteja no digital, por isso, você pode usar soluções para começar a vender. Os marketplaces, disponíveis em vários espaços inclusive nas redes sociais, oferecem uma ampla divulgação de seus produtos e serviços, muitas vezes pagando apenas um percentual das suas vendas.

Vale você ler com atenção o contrato e compreender até onde você terá benefícios utilizando os marketplaces.

Tenha uma Loja Online

Imagem ilustrativa da imagem Como se preparar para a Black Friday?
 

A diferença entre um marketplace e uma loja online própria é, principalmente, a evidência da marca. Quando alguém compra de um marketplace, este cliente dificilmente vai lembrar da marca que comprou, mas lembrará do marketplace.

A história muda quando você tem a própria Loja e-Commerce. Você pode colocar seus produtos e serviços a disposição de seus clientes da melhor forma possível, além disso, você pode criar e fortalecer a sua marca aproveitando para maximizar as vendas do seu negócio.

Cadastrar seus produtos e vincular com as redes sociais, gerando maior engajamento e melhorando seus resultado mesmo que você não possua uma loja física.

Se você quer aproveitar a BlackFriday e Natal para aumentar as suas vendas, Clique no link abaixo para receber uma consultoria de e-commerce gratuita e compreender como LaonCommerce pode ajudar o seu negócio a vender mais.

Contrate seu e-commerce aqui: www.laoncommerce.com.br

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE