VCG atribui demissões a redução de 50% nos passageiros | aRede
PUBLICIDADE

VCG atribui demissões a redução de 50% nos passageiros

Pandemia reduziu pela metade os passageiros, informa a empresa, o que torna insuficiente que os custos operacionais sejam cumpridos.

Empresa pretende demitir 230 funcionários
Empresa pretende demitir 230 funcionários -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pandemia reduziu pela metade os passageiros, informa a empresa, o que torna insuficiente que os custos operacionais sejam cumpridos

A Viação Campos Gerais (VCG) enviou uma nota à redação do Portal aRede com explicações sobre a intenção da empresa demitir 230 funcionários. A empresa justifica a necessidade dessas demissões à grande redução de passageiros neste período de pandemia, que chegou a uma média de 50%. A redução de frota adotada no período, porém, resultou em menos de 20% dos quilômetros previstos. Isso, informa a VCG, traz uma grande diferença entre os custos da operação e as receitas do sistema, que caíram, e se tornaram “insuficientes para cobrir minimamente os custos operacionais”, diz a nota.

A VCG também alertou aos colaboradores que tiverem interesse de aderir às demissões, que informem no RH da empresa.

Confira a nota na íntegra:

"A VCG informa que, conforme já é de amplo conhecimento, a situação do Transporte Coletivo na cidade de Ponta Grossa é absolutamente crítica. Nos últimos 8 meses, após o início da pandemia do Covid-19, o volume de passageiros foi de aproximadamente 50% normal, enquanto que a redução da oferta se deu em menos de 20% dos quilômetros previstos.

Isso significa um enorme descasamento entre os custos da operação e as receitas do sistema, até porque a empresa tem operado exclusivamente com as receitas provenientes das tarifas pagas pelos usuários.  Receita esta, por sua vez, absolutamente insuficiente para cobrir minimamente os custos operacionais.

A empresa tem lutado para a manutenção de suas atividades e do emprego de seus colaboradores.

Ocorre que, para isso, precisa ampliar a redução de seus custos operacionais, com a redução de postos de trabalho até o limite de 230 funcionários.

É uma medida amarga, mas absolutamente necessária para salvaguardar o restante dos hoje aproximadamente 1200 funcionários.

Para tanto, e nos termos da mediação cujas tratativas iniciaram no dia de ontem em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, o SINTROPAS e a Prefeitura Municipal (autos 000217.2020.09.0008/8) é que a Viação Campos Gerais solicita a todos os seus colaboradores que tem interesse em aderir às demissões que se sucederão, que se façam presentes no Setor de Recursos Humanos da Empesa e formalmente informem desta intenção.

Estas solicitações devem ser feitas pessoalmente no Recursos Humanos até quinta-feira (19/11/2020), às 18h.

Aqueles que fizerem referida solicitação serão priorizados nestes desligamentos, cientes desde logo que não necessariamente referida solicitação será acatada, de modo que cada solicitação será analisada caso a caso, podendo ser aceita pela empresa ou não.

Novamente reiteramos nosso profundo pesar pela situação vivida no Sistema de Transporte Coletivo de Ponta Grossa, mas dada a gravidade da situação e falta de melhores perspectivas, precisamos de todas as formas manter um mínimo de higidez no sistema.

Esperamos que nos próximos meses o cenário volte a um patamar de equilíbrio com a operação viabilizada, garantindo que aqueles que por ventura deixem a empresa, possam ser priorizados numa futura recontratação."

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE