Laboratório da UEPG ministra aulas de Agronomia para o Haiti

Ponta Grossa

25 de novembro de 2020 12:00

Da Redação


Relacionadas

Rapaz leva tiro na perna e polícia busca autores em PG

PG soma mais duas mortes por covid-19 neste domingo

HU-UEPG desmente “fake news” sobre colapso em PG

Dois rapazes são atacados a tiros na saída de casa em PG
Mulher é presa com mais de 11 quilos de drogas em PG
Morte de Paulão da Trem Fantasma comove PG
Toque de recolher: fiscais encontram nove bares abertos
PUBLICIDADE

O convênio do Lama/UEPG com a instituição do Haiti prevê treinamento e intercâmbio para professores e acadêmicos

O Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) encerrou duas disciplinas que foram ministradas no neste semestre no curso de Agronomia da Universidade de Fondwa, localizada na província de mesmo nome no Haiti.

O convênio do Lama/UEPG com a instituição do Haiti prevê treinamento e intercâmbio para professores e acadêmicos. Foram oferecidas pela instituição Brasileira, em conjunto com a Haitiana, disciplinas na área de Mecanização Agrícola e de Extensão Rural. A primeira foi ministrada pelo Professor Jaime Alberti Gomes e visava a existência, uso e regulagem de pequenas máquinas agrícolas, aplicadas na agricultura camponesa. A disciplina de Extensão Rural foi ministrada pelo professor Guilherme Mazer e procurou contemplar formas e ações de diagnóstico do rural Haitiano, de forma a avaliar políticas públicas que visam a melhoria de gastos desnecessários ao longo dos anos.

“Esta experiência de cooperação entre as universidades é muito importante, uma vez que eles não tinham a disciplina de Extensão Rural e tinham dificuldade de encontrar professores para mecanização no país. A disciplina que ministrei pode mostrar pra eles a profissão do agrônomo como extensionista, o que é bacana, pois a universidade está inserida no meio rural e o público prioritário da universidade são filhos de agricultores”, destaca Mazer.

As disciplinas ofertadas pelos professores da UEPG contaram com apoio de Jean-Fritz Milien, egresso de Agronomia da Universidade Fondwa, aluno aprovado no programa de mestrado em Agronomia da UEPG. Jean conduziu as aulas locais no Haiti e realizou traduções do português para o francês (idioma oficial do Haiti) e para o crioulo (idioma nativo do Haiti).

Informações UEPG

PUBLICIDADE

Recomendados