PG está entre as melhores cidades do país para se investir | aRede
PUBLICIDADE

PG está entre as melhores cidades do país para se investir

Estudo mostra que cidade se destaca em educação, comércio, mercado imobiliário e em agropecuária

Ponta Grossa se destaca em quatro dos seis setores da economia avaliados no estudo
Ponta Grossa se destaca em quatro dos seis setores da economia avaliados no estudo -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estudo mostra que cidade se destaca em educação, comércio, mercado imobiliário e em agropecuária

Um estudo realizado pela Urban Systems evidencia Ponta Grossa como uma das melhores cidades do Brasil para se investir, em diversos setores da economia. O levantamento, referente a 2020, avaliou por meio de dados e indicadores todas as cidades com mais de 100 mil habitantes do país, com o intuito de identificar aquelas que possuem maior oportunidade de investimentos por meio do setor privado. O estudo levou em conta seis setores da economia, e Ponta Grossa se destaca em comércio, mercado imobiliário, educação e agropecuária.

De todos eles, o potencial maior está no setor da educação. Entre todas as cidades do país, Ponta Grossa se destacou na 19ª posição do ranking. É a mais bem colocada do Paraná e a segunda do Sul do Brasil. Se levar em conta apenas as cidades do interior, e excetuar as capitais, Ponta Grossa ocupa a oitava colocação. O levantamento leva em conta matrículas na educação básica e educação superior, número de unidades de educação básica e ensino superior, variação do número de alunos por estabelecimento, saldo de empregos na educação, empregos qualificados, além de outros fatores.

Outro em que Ponta Grossa se destaca em âmbito nacional é no agronegócio. A cidade ocupa a 30ª posição entre as melhores para se investir na agropecuária, despontando como uma das melhores da região Sul. Neste levantamento, a Urban Systems abordou, como indicadores para o índice, oito fatores: empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da produção em lavouras permanentes e temporárias, produtividade das lavouras permanentes e temporárias, crescimento da produção, exportação e empregos no setor, além de outros itens no micro cenário. 

Já no comércio, a cidade se destaca na posição 75 do ranking, ficando, na comparação estadual, atrás apenas de outras cidades de grande porte, como Curitiba, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, e Foz do Iguaçu, ficando à frente de Cascavel. Nos indicadores foram levados em conta empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador, estabelecimentos comerciais, empregos, crescimento populacional e auxílio emergencial. 

No último dos indicadores nos quais a cidade se destacou, no mercado imobiliário, Ponta Grossa aparece como a 83ª melhor cidade brasileira para fazer negócios. Para compor este ranking, também foram oito indicadores avaliados, tais como empregos no setor com média e alta remuneração, empresas de construção civil, novos domicílios, novos estabelecimentos comerciais, crescimento das empresas de serviços, entre outros. Neste ranking, a terceira melhor colocada do Brasil é Curitiba.

Estudo traz visão segmentada

A equipe da Urban Systems avaliou durante 6 anos as cidades brasileiras no âmbito do seu desenvolvimento econômico e social, nas características da sua infraestrutura e no perfil e oferta de capital humano, trazendo assim o ranking das cidades melhores indicadas para investimento em diversos setores da economia. De acordo com o estudo, neste ano com a pandemia, o levantamento traz uma “visão menos generalista e mais segmentada, tendo em vista as diferentes questões que tornam uma cidade mais atrativa para investimento, considerando diferentes segmentos econômicos”. O ranking é calculado através de uma metodologia própria de análise, chamada de Índice de Qualidade Mercadológica (IQM).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE