Gaeco prende dois vereadores de PG e presidente da AMTT | aRede
PUBLICIDADE

Gaeco prende dois vereadores de PG e presidente da AMTT

Além deles, também foram presos empresários e servidores públicos que teriam envolvimento com o fraudes na instalação do Estar Digital

Operação mira fraudes na contratação do Estar Digital e busca relator de CPI e presidente da Autarquia
Operação mira fraudes na contratação do Estar Digital e busca relator de CPI e presidente da Autarquia -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Gaeco cumpre mandados de prisão contra vereadores, presidente de autarquia e empresários investigados por fraude em sistema de estacionamento

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizada (Gaeco) do Ministério Público do Paraná cumpre na manhã desta terça-feira (15), cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Saturno, que investiga possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, fraude a licitação e tráfico de influência supostamente praticados por empresários, servidores públicos e vereadores de Ponta Grossa.

Investigações conduzidas pelo Núcleo de Ponta Grossa do Gaeco identificaram possíveis ilegalidades na contratação de empresa pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Município (AMTT) para a implantação e operação do “Estar Digital” (estacionamento rotativo), e para a compra de softwares pela Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), entre os anos de 2016 e 2020. Também é objeto de apuração a possível prática de manipulação e corrupção de vereadores na Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara Municipal para apurar as referidas licitações.

Os alvos das prisões preventivas foram quatro empresários e um vereador (relator da Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara sobre o assunto). A prisão temporária, por cinco dias, foi decretada contra o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito de Ponta Grossa, Roberto Pelissari, e contra os vereadores Valter de Souza, o Valtão, e Ricardo Zampieri - este atuava como presidente na referida CPI.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (gabinete do secretário-geral de Administração), na Câmara Municipal (gabinete de cinco vereadores), na Autarquia Municipal de Trânsito, na sede de três empresas e em 16 residências (de empresários e servidores públicos). Dos 22 mandados, 18 são cumpridos em Ponta Grossa e quatro em Curitiba. Todos os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa.

Informações Ministério Público do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE