PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Vereadores e prefeita assumem cargos nesta sexta em PG

Ponta Grossa

31 de dezembro de 2020 10:01

Afonso Verner


Relacionadas

Caminhão com carga de iogurte tomba na região do Sabará

Elizabeth se manifesta sobre mobilização de empresários

Sanepar realiza obras de interligação no domingo

Manjabosco apresenta dados da Covid-19 à AMPG
Egresso da UEPG desenvolve 'torre' que inativa coronavírus
Homem é preso por estuprar enteada de seis anos em PG
Feira de suculentas marcada para este sábado é cancelada
Foto: Cristiano Barbosa/aRede
PUBLICIDADE

Sessão solene acontece no Cine-Teatro Ópera a partir das 15h e terá uma série de restrições por conta da pandemia de covid-19

A prefeita eleita Elizabeth Schmidt, seu vice, Capitão Saulo, e os 19 vereadores eleitos em novembro tomam posse de seus cargos na tarde desta sexta-feira (1º) em sessão solene que será realizada no Cine-Teatro Ópera a partir das 15h. O evento terá acesso restrito devido às medidas de distanciamento necessárias por causa da pandemia de covid-19 e será parcialmente transmitido online nas redes sociais da Prefeitura.

O evento contará com apenas 30% da capacidade do Ópera para evitar aglomerações e garantir que haverá o distanciamento necessário para evitar a propagação do novo coronavírus. Por isso, a partir das 15h, as páginas da Prefeitura irão transmitir as cerimônias de posse e de transmissão de cargo apenas do Poder Executivo. A sessão da Câmara que acontecerá depois das formalidades, onde será definida a Mesa Executiva da Casa de Leis, deve ter transmissão pelo site da Câmara.

A solenidade tem início às 14h com a posse dos 19 vereadores que vão compor a Legislatura de 2021 a 2024. A sessão começa com a formação da mesa e, em seguida, todos os parlamentares vão assinar o termo de posse. Alguns dos vereadores devem fazer discursos durante a cerimônia e a expectativa é para o pronunciamento do vereador Ede Pimentel – ele é filho do ex-vereador Delmar Pimentel, que morreu em meados de dezembro de complicações da covid-19.

Na sequência, tem início a sessão solene de posse da prefeita e vice-prefeito eleitos. Eles assinam o termo de posse e, em seguida, Capitão Saulo faz seu primeiro discurso como vice-prefeito empossado. Depois dele, a prefeita empossada Elizabeth Schmidt assume o microfone para fazer seu pronunciamento. 

A partir das 15 horas, está previsto o início da solenidade de transmissão do cargo, além do anúncio do secretariado e dos indicados para presidir as empresas da administração indireta ligadas ao Poder Executivo. Ainda durante o evento acontecerá a entrega da revitalização do Ópera, último ato de Marcelo Rangel no comando da Prefeitura.

A mesa executiva da solenidade será composta pelo atual prefeito e a primeira-dama Simone Kaminski, além de prefeita e vice-prefeito acompanhados de seus cônjuges, do presidente interino da Câmara Municipal e do procurador-geral do município na gestão de Rangel, João Paulo Vieira Deschk. 

Para o evento são esperadas as presenças dos deputados estaduais que representam Ponta Grossa (Mabel Canto, Plauto Miró e Hussein Bakri), do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, e representantes do Poder Judiciário, dos órgãos militares sediados em Ponta Grossa e do Executivo estadual – até o fechamento desta edição, a presença do governador Ratinho Junior não tinha sido confirmada.

Rangel será chamado para fazer seu último pronunciamento como gestor municipal e, logo em seguida, Deschk fará a leitura do termo de transmissão de cargo. Após, Elizabeth e Rangel assinam o documento e a Professora se tornará oficialmente a primeira prefeita de Ponta Grossa. Na sequência, outras autoridades que comporão a mesa serão convidadas a discursarem antes de Elizabeth empossar Gustavo Schemim da Matta como procurador-geral do Município. Ele será o responsável por fazer a leitura do termo de posse e compromisso do secretariado municipal.

Depois que ele e a prefeita assinarem o documento, todos os demais secretários da nova gestão serão empossados, seguidos pelos diretores das empresas de administração indireta e dos presidentes das entidades de economia mista ligadas à administração municipal (Prolar e CPS). Depois do fim das assinaturas, Capitão Saulo fará mais um discurso e será seguido por Elizabeth.

Momentos especiais após o evento

No encerramento do evento haverá ainda mais dois momentos especiais. O primeiro deles será o descerramento da placa com a foto de Marcelo Rangel que será afixada no painel localizado na entrada do gabinete da Prefeitura, no Paço Municipal, e que colocará na história o nome de Rangel como chefe do Poder Executivo Municipal entre os anos de 2013 e 2020. Por fim, no hall de entrada do Ópera, haverá a inauguração da reforma do ambiente, momento que reunirá mais uma vez prefeita e vice, Rangel e o então presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante.

Eleição da Mesa Executiva na Câmara

Às 16 horas, começa na Câmara Municipal a sessão extraordinária que definirá a Mesa Executiva para os primeiros dois anos da Legislatura. Dez nomes se inscreveram para disputar os cinco cargos. Para a presidência, concorrem Daniel Milla (PSD); Geraldo Stocco (PSB) e Izaias Salustiano (PSB); para a vice-presidência, os candidatos são Filipe Chociai (PV) e Joce Canto (PSC); para o cargo de 1º Secretário, os inscritos são Dr. Erick (PSDB) e Josi do Coletivo (PSOL); para a segunda secretaria só está inscrito o Pastor Ezequiel Bueno (AVANTE); e para a terceira secretaria, concorrem Dr. Zeca (PSL) e Julio Kuller (MDB). A sessão será presidida pelo vereador Dr. Zeca, o mais votado no pleito de novembro.

PUBLICIDADE

Recomendados