Vereadores e prefeita assumem cargos nesta sexta em PG | aRede
PUBLICIDADE

Vereadores e prefeita assumem cargos nesta sexta em PG

Sessão solene acontece no Cine-Teatro Ópera a partir das 15h e terá uma série de restrições por conta da pandemia de covid-19

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores e prefeita assumem cargos nesta sexta em PG
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sessão solene acontece no Cine-Teatro Ópera a partir das 15h e terá uma série de restrições por conta da pandemia de covid-19

A prefeita eleita Elizabeth Schmidt, seu vice, Capitão Saulo, e os 19 vereadores eleitos em novembro tomam posse de seus cargos na tarde desta sexta-feira (1º) em sessão solene que será realizada no Cine-Teatro Ópera a partir das 15h. O evento terá acesso restrito devido às medidas de distanciamento necessárias por causa da pandemia de covid-19 e será parcialmente transmitido online nas redes sociais da Prefeitura.

O evento contará com apenas 30% da capacidade do Ópera para evitar aglomerações e garantir que haverá o distanciamento necessário para evitar a propagação do novo coronavírus. Por isso, a partir das 15h, as páginas da Prefeitura irão transmitir as cerimônias de posse e de transmissão de cargo apenas do Poder Executivo. A sessão da Câmara que acontecerá depois das formalidades, onde será definida a Mesa Executiva da Casa de Leis, deve ter transmissão pelo site da Câmara.

A solenidade tem início às 14h com a posse dos 19 vereadores que vão compor a Legislatura de 2021 a 2024. A sessão começa com a formação da mesa e, em seguida, todos os parlamentares vão assinar o termo de posse. Alguns dos vereadores devem fazer discursos durante a cerimônia e a expectativa é para o pronunciamento do vereador Ede Pimentel – ele é filho do ex-vereador Delmar Pimentel, que morreu em meados de dezembro de complicações da covid-19.

Na sequência, tem início a sessão solene de posse da prefeita e vice-prefeito eleitos. Eles assinam o termo de posse e, em seguida, Capitão Saulo faz seu primeiro discurso como vice-prefeito empossado. Depois dele, a prefeita empossada Elizabeth Schmidt assume o microfone para fazer seu pronunciamento. 

A partir das 15 horas, está previsto o início da solenidade de transmissão do cargo, além do anúncio do secretariado e dos indicados para presidir as empresas da administração indireta ligadas ao Poder Executivo. Ainda durante o evento acontecerá a entrega da revitalização do Ópera, último ato de Marcelo Rangel no comando da Prefeitura.

A mesa executiva da solenidade será composta pelo atual prefeito e a primeira-dama Simone Kaminski, além de prefeita e vice-prefeito acompanhados de seus cônjuges, do presidente interino da Câmara Municipal e do procurador-geral do município na gestão de Rangel, João Paulo Vieira Deschk. 

Para o evento são esperadas as presenças dos deputados estaduais que representam Ponta Grossa (Mabel Canto, Plauto Miró e Hussein Bakri), do secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, e representantes do Poder Judiciário, dos órgãos militares sediados em Ponta Grossa e do Executivo estadual – até o fechamento desta edição, a presença do governador Ratinho Junior não tinha sido confirmada.

Rangel será chamado para fazer seu último pronunciamento como gestor municipal e, logo em seguida, Deschk fará a leitura do termo de transmissão de cargo. Após, Elizabeth e Rangel assinam o documento e a Professora se tornará oficialmente a primeira prefeita de Ponta Grossa. Na sequência, outras autoridades que comporão a mesa serão convidadas a discursarem antes de Elizabeth empossar Gustavo Schemim da Matta como procurador-geral do Município. Ele será o responsável por fazer a leitura do termo de posse e compromisso do secretariado municipal.

Depois que ele e a prefeita assinarem o documento, todos os demais secretários da nova gestão serão empossados, seguidos pelos diretores das empresas de administração indireta e dos presidentes das entidades de economia mista ligadas à administração municipal (Prolar e CPS). Depois do fim das assinaturas, Capitão Saulo fará mais um discurso e será seguido por Elizabeth.

Momentos especiais após o evento

No encerramento do evento haverá ainda mais dois momentos especiais. O primeiro deles será o descerramento da placa com a foto de Marcelo Rangel que será afixada no painel localizado na entrada do gabinete da Prefeitura, no Paço Municipal, e que colocará na história o nome de Rangel como chefe do Poder Executivo Municipal entre os anos de 2013 e 2020. Por fim, no hall de entrada do Ópera, haverá a inauguração da reforma do ambiente, momento que reunirá mais uma vez prefeita e vice, Rangel e o então presidente da Fundação de Cultura, Fernando Durante.

Eleição da Mesa Executiva na Câmara

Às 16 horas, começa na Câmara Municipal a sessão extraordinária que definirá a Mesa Executiva para os primeiros dois anos da Legislatura. Dez nomes se inscreveram para disputar os cinco cargos. Para a presidência, concorrem Daniel Milla (PSD); Geraldo Stocco (PSB) e Izaias Salustiano (PSB); para a vice-presidência, os candidatos são Filipe Chociai (PV) e Joce Canto (PSC); para o cargo de 1º Secretário, os inscritos são Dr. Erick (PSDB) e Josi do Coletivo (PSOL); para a segunda secretaria só está inscrito o Pastor Ezequiel Bueno (AVANTE); e para a terceira secretaria, concorrem Dr. Zeca (PSL) e Julio Kuller (MDB). A sessão será presidida pelo vereador Dr. Zeca, o mais votado no pleito de novembro.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE