Três vereadores disputam a presidência da Câmara de PG | aRede
PUBLICIDADE

Três vereadores disputam a presidência da Câmara de PG

Daniel Milla (PSD), Geraldo Stocco e Isaías Salustiano (ambos do PSB) disputam o cargo de presidente

Milla, Stocco e Salustiano disputam a presidência
Milla, Stocco e Salustiano disputam a presidência -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Daniel Milla (PSD), Geraldo Stocco e Isaías Salustiano (ambos do PSB) disputam o cargo de presidente

Terminou à meia-noite desta terça-feira (29) o prazo para inscrições das candidaturas aos cargos da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) para os dois primeiros anos da próxima Legislatura. Ao contrário do discutido até então nos bastidores, três vereadores propuseram candidaturas à Presidência e a disputa terá, ao menos, dois grupos bem definidos. 

Para a presidência do Legislativo concorrem os vereadores Daniel Milla (PSD); Geraldo Stocco (PSB) e Izaias Salustiano (PSB). Milla busca a reeleição para o cargo de presidente e tem o apoio da maioria do Legislativo, já Stocco ‘costurava’ uma candidatura de oposição. Por sua vez, a candidatura de Isaías é tida como uma “surpresa” já que ele integrava o grupo de Stocco.

Já na disputa para a vice-presidência, os candidatos são Filipe Chociai (PV) e Joce Canto (PSC). Para o cargo de 1º Secretário, os inscritos são Dr. Erick (PSDB) e Josi do Coletivo (PSOL). Para a segunda secretaria do Legislativo só está inscrito o Pastor Ezequiel Bueno (AVANTE); e para a terceira secretaria, concorrem Dr. Zeca (PSL) e Julio Kuller (MDB).

A eleição da Mesa Executiva acontece em Sessão especial que será realizada nesta sexta-feira (1º), a partir das 16 horas, no plenário da Câmara. A Sessão será presidida pelo vereador mais votado no pleito, Dr Zeca Raad (PSL) - a determinação está prevista no regimento interno. Zeca, ex-vice prefeito, foi eleito para o quarto mandato como vereador, sempre como o mais votado no Legislativo. 

Antes da eleição, a partir das 14 horas, acontece no Cine-Teatro Ópera, a Sessão Solene de instalação da Legislatura 2021-2024, posse dos vereadores eleitos, seguida da posse da prefeita Elizabeth Schmidt e do vice-prefeito Capitão Saulo Vinícius (ambos do PSD). Na prática, a votação acontece de forma individual: cada vereador vota para cada um dos cargos em jogo e o mais votado(a) conquista o posto, seja de presidente, vice e secretarias. 

Mesa tem importância política fundamental

Na prática, os cinco membros da Mesa Executiva são responsáveis por compor a pauta das votações na Câmara. Além disso, o presidente do Legislativo tem especial poder em colocar projetos de lei em votação ou não (apesar do regimento interno tratar disso), além de também poder convocar sessões extraordinárias quando necessário, sem falar da influência no funcionamento da Câmara. Outro fator importante é aquele relacionado ao fato do(a) presidente do Legislativo se tornar uma figura política importante no cenário local.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE