Empresários e vereador viram réus por corrupção | aRede
PUBLICIDADE

Empresários e vereador viram réus por corrupção

Alvos da operação Saturno do Gaeco se tornaram réus por corrupção em investigação que apura irregularidades na CPI do EstaR Digital

Imagem ilustrativa da imagem Empresários e vereador viram réus por corrupção
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alvos da operação Saturno do Gaeco se tornaram réus por corrupção em investigação que apura irregularidades na CPI do EstaR Digital

O Poder Judiciário aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público (MP) contra o vereador Walter José de Souza, o Valtão (PRTB), e contra os empresários Alberto Abjumara Neto, Antonio Carlos Domingues de Sá (a esquerda na foto), Celso Ricardo Madrid Finck e João Carlos Barbiero (ao centro na foto). O grupo foi alvo da Operação Saturno, deflagrada para investigar casos de corrupção envolvendo o EstaR Digital em Ponta Grossa. 

A denúncia apresentada pelo Ministério Público pedia que o grupo seja processado pelos crimes de corrupção ativa e passiva. No caso da corrupção ativa, o promotor defende que o empresário João Barbiero foi “contratado” por Alberto, Antonio e Celso para que, mediante pagamento de proprina mensal, intermediasse os interesses da empresa Cidatec, responsável pelo EstaR Digital, junto aos órgãos e agentes públicos, especialmente diante do vereador Valtão, relator da CPI criada para investigar o EstaR Digital.

A denúncia afirma ainda que Barbiero foi orientado a persuadir os membros da CPI do EstaR Digital para que eles apresentassem um documento (relatório final) favorável à CidaTec. Segundo a denúncia, o principal contato de Barbiero dentro da CPI era o vereador Valtão - o parlamentar do PRTB recebeu R$ 15 mil de propina no dia 23 de novembro. Desse montante, R$ 11,9 mil foram apreendidos na casa de Valtão. 

A denúncia destaca ainda que, mediante ao pagamento de propina, Valtão agiu por determinação dos empresários responsáveis pela CidaTec para apresentar um relatório final favorável à empresa. Desta forma, o promotor entende que Alberto, Antonio, Celso e Barbiero cometeram corrupção ativa majorada, enquanto Valtão teria cometido o crime de corrupção passiva majorada.

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Roberto Pelissari, não é citado na denúncia, nem como informante e nem como testemunha. A denúncia foi apresentada e aceita pela 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa. 

Investigação foi deflagrada em dezembro

A Operação Saturno foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) no dia 15 de dezembro. Ao todo, 22 mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelas autoridades na Câmara Municipal, na Prefeitura, na sede da AMTT e também nas residências dos investigados. Paralemente, a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) já discute a cassação de Valtão.

Saiba mais:

Ministério Pùblico denuncia vereador e empresários

Justiça concede prisão domiciliar a Valtão

Empresários da Cidatec cumprirão prisão domiciliar

Valtão tem até 13 de março para tomar posse

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE