PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Hotel Planalto Select comemora 80 anos nesta segunda

Ponta Grossa

11 de janeiro de 2021 12:13

Da Redação


Relacionadas

PG tem mais sete mortes e 215 novos casos da Covid

Prefeitura realiza manutenção na UPA Santa Paula

Ônibus de PG operarão com 'horário de domingo'

Prefeitura de PG tira dúvidas sobre serviços de delivery
Autoridades fiscalizam mais de 130 estabelecimentos em PG
PG suspende aulas presenciais na rede municipal
Em vídeo, Elizabeth pede apoio popular no combate à Covid
PUBLICIDADE

Inaugurado em 11 de janeiro de 1941, hotel recebeu figuras importantes da história do país, como o presidente Getúlio Vargas

Um dos mais antigos hotéis de Ponta Grossa faz aniversário nesta segunda-feira (11). O Hotel Planalto Select comemora 80 anos celebrando conquistas e constante evolução. Acumulando prêmios ao longo de sua história e firmando-se como um dos principais estabelecimentos do setor hoteleiro em toda a região, o Planalto alia o charme de um edifício histórico com as técnicas de gestão modernas, além do uso da alta tecnologia, para garantir a melhor experiência aos clientes.

E mesmo em um ano atípico em que todas as áreas relacionadas ao turismo sofreram baques econômicos por causa da pandemia de covid-19, o hotel foi um dos primeiros do Brasil com funcionamento ininterrupto a aderir ao Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo. É mais um selo que reconhece o valor histórico e a gestão do hotel que, na década de 1940, recebeu o presidente Getúlio Vargas, uma das figuras mais ilustres a se hospedar no Planalto ao longo desses 80 anos.

 

Anos 1940

Com o crescimento de Ponta Grossa, em especial em função da ferrovia, a cidade sentiu a necessidade de possuir um Hotel estruturado para a época. Pensando assim, foi idealizado através do Rotary Club Ponta Grossa a construção de um Hotel: o PALACE HOTEL. Foi o primeiro Hotel de porte dos Campos Gerais, sendo inaugurado em 11 janeiro de 1941.

Em 1943, no auge do Estado Novo, recebeu o Presidente Getúlio Vargas em suas instalações.

Foi a primeira edificação da cidade construída com laje em seus pavimentos, e durante toda a década de 1940 o prédio foi o mais alto de Ponta Grossa.

 

Anos 1970

Em 1974 foi criada a empresa Hotel Planalto Palace Ltda. pelos irmãos Wilson Wagner e Franklin Wagner, em função da aquisição do prédio do “PALACE HOTEL”. As condições de hospitalidade do prédio original eram mínimas naquela época, com 120 quartos e apenas 4 apartamentos com banheiro privativo.

No início de 1975 então foi iniciada uma ampla reforma do prédio, e a estrutura anterior foi convertida em 75 apartamentos, todos com banheiro. Além das melhorias estruturais, foram reformadas as redes hidráulicas e elétricas. As dependências do Palace Hotel receberam nova decoração e mobiliário, inclusive um novo sistema de telefonia instalado e cada apartamento recebeu telefone, frigobar e televisão. Tal reforma foi concluída no final de 1976 e o nome do hotel passou a ser Planalto Palace Hotel.

 

Anos 1990

Após pouco mais de 20 anos sem ser efetivamente administrado, o Hotel Planalto Palace iniciou, em 1997, um intenso processo de reestruturação tanto da parte física como da parte organizacional.

O Hotel Planalto possui hoje 66 apartamentos, sendo que dos 75 apartamentos anteriores, 9 unidades foram transformadas em salas de reuniões e diversos setores administrativos da empresa.

Foram ainda criados alguns novos serviços pioneiros à época em Ponta Grossa como Sala de Ginástica e Business Center (Escritório Virtual).

 

Anos 2000

O Hotel Planalto foi aperfeiçoando seus serviços para, além de servir bem seus hóspedes, também interagir com a comunidade local. Desta forma, ampliou sua área de Eventos possuindo hoje 8 salas para reuniões.

Além disso, passou a investir na Gastronomia, criando o Buffet de Sopas e o Café Colonial, 2 produtos que atendem tanto os hóspedes quanto moradores locais, e nos quais tornou-se referência.

Atualmente

Recentemente, o Hotel recebeu uma série de prêmios e reconhecimentos ligados à qualidade de seus serviços, instalações e gestão:

Vencedor do Certificado de Excelência nos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 e do Travellers Choice em 2020, eleito pelos usuários do site global de viagens TripAdvisor como a opção número 1 em Ponta Grossa. E em nível estadual, o Hotel Planalto é um dos 10 melhores hotéis do Paraná, segundo a avaliação dos usuários do TripAdvisor.

Vencedor do Prêmio MPE Brasil 2014 – Edição Paraná, na categoria Turismo. Este prêmio avalia a gestão de micro e pequenas empresas em relação ao MEG – Modelo de Excelência em Gestão, pelos critérios desenvolvidos pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade.

Ainda em nível Paraná, reconhecido pelo Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, iniciativa que avalia a gestão empresarial e a satisfação dos clientes, uma iniciativa capitaneada pelo Sebrae, atualmente como a segunda empresa mais bem avaliada (edição 2015 do Prêmio).

E nacionalmente falando, o Hotel Planalto faz parte de um seleto grupo de apenas 35 empresas no Brasil certificadas pela ABNT na norma NBR 15635:2008 (Alimentos Seguros), sendo o único Hotel do Paraná com tal certificação.

Em 2019 buscando um reposicionamento no mercado fruto de todas as avaliações positivas que mantinham o Planalto como o mais bem avaliado hotel de Ponta Grossa desde 2013, a empresa passou por um processo de rebranding, passando a utilizar o nome PLANALTO SELECT HOTEL PONTA GROSSA.

Alinhado a isso, inaugurou recentemente o LUMEN, espaço gastronômico anexo ao lobby, com decoração contemporânea, cujo carro chefe é a degustação de cafés especiais recém torrados (único local da cidade a torrar o próprio café), aliado a gastronomia diversificada: pratos executivos, massas artesanais, sanduíches de pão de fermentação natural, saladas orgânicas, tortas doces e salgadas. O Lumen Café + Gastronomia atende tanto os hóspedes quanto o público local, o que é uma tendência da hotelaria mundial nos dias de hoje.

Durante a pandemia, foi um dos primeiros hotéis do Brasil com funcionamento ininterrupto a aderir ao Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo.

Aliando o charme de sua história com as mais modernas técnicas de gestão e alta tecnologia, o Hotel Planalto busca sempre garantir a melhor experiência possível a seus clientes, e assim tem se destacado na hotelaria paranaense.

PUBLICIDADE

Recomendados