PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

JK quer reconhecimento do último faxinal ponta-grossense

Ponta Grossa

18 de janeiro de 2021 19:50

Afonso Verner


Relacionadas

Câmara Municipal vota para PG adquirir vacinas

Seguro DPVAT: tire suas dúvidas

Com 24 mil casos, PG inicia semana sem leitos de UTI

Mercado da Família mantém atendimento na pandemia
Fuga de soldado mobiliza comando do 13º BIB
Moradores improvisam para ter água nas casas de Itaiacoca
Cachorro é encontrado dentro de bueiro em Uvaranas
Foto: Arquivo aRede
PUBLICIDADE

Vereador Julio Küller (MDB) recebeu visita de representantes do Distrito que buscam reconhecimento

O vereador Julio Kuller (MDB) recebeu em seu gabinete a visita da Profª. M.ª Marilei de Fátima Ferreira, do Faxinal Sete Saltos de Baixo, do Distrito de Itaiacoca. Na ocasião, a Profª. M.ª Marilei apresentou as principais reivindicações do povo faxinalense ponta-grossense. 

A principal demanda apresentada é o reconhecimento da existência da comunidade tradicional no Município. Para a Prof.ª M.ª Marilei, "o reconhecimento municipal é de suma importância por conta do reconhecimento dos nossos direitos étnicos e coletivos".

Desde 1997 o Governo do Paraná reconhece a importância das comunidades tradicionais dos faxinalenses, pela manutenção da agrobiodiversidade local.

O vereador protocolará - assim que o Legislativo retome os trabalhos - o projeto de lei buscando o reconhecimento do Faxinal. 

"O reconhecimento municipal é mais do que necessário, pois a comunidade encontra-se ameaçada de extinção, embora o Governo do Estado já tenha criado a área especial de uso regulamentado. Nós precisamos manter a cultura e a identidade étnica dos nossos faxinalenses", destaca Kuller.

Os faxinais são comunidades tradicionais, típicas do Sul do Brasil, que possuem um território específico, onde possuem diversas práticas e conhecimentos tradicionais, onde a principal prática é o uso comum dos recursos naturais, presente na floresta.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Recomendados