PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Cescage abre inscrições para residência em saúde

Ponta Grossa

19 de janeiro de 2021 15:00

Da Redação


Relacionadas

Comércio de PG reforça necessidade da reabertura

Em PG, Patrulha faz 1ª prisão pelo botão ‘Maria da Penha’

Trio é flagrado com maconha e cocaína no Jardim Amália

Projeto de Lei proíbe uso de fogos de artifício em PG
Prefeitura conversa com Acipg sobre volta do comércio
Com nove mortes nesta quarta, PG supera 400 óbitos
Deputados discutem contratos de pedágio na Acipg
Clínica Escola do Cescage, onde acontecerá a seleção para a Residência Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Ao todo serão 21 vagas os selecionados serão contemplados por bolsas de R$3.330,43, com verbas provenientes do Ministério da Saúde

O Cescage iniciou no dia 05 de janeiro, terça-feira, o processo seletivo para a turma de 2021 do curso de Pós-Graduação de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. As  inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro, em http://www.cescage.com.br/processo-seletivo/, com taxa de R$250,00 que deve ser paga por boleto bancário gerado na inscrição, até dia 27 de janeiro. A homologação das inscrições será divulgada no dia 29.

Para participar do processo seletivo os candidatos devem ser graduados em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia ou Psicologia. Ao todo serão 21 vagas, sendo três para cada área. Os selecionados para as vagas serão contemplados por bolsas de R $3.330,43, com verbas provenientes do Ministério da Saúde.

Os futuros residentes serão selecionados por uma avaliação objetiva, que acontecerá de forma presencial no dia 07 de fevereiro, no Bloco A do Campus Olarias do Cescage, às 9 horas. No anexo do edital, disponível no site do Cescage, estão indicados os conteúdos que podem ser cobrados na prova. Além da avaliação, a aprovação dos candidatos e o pagamento das bolsas estão sujeitos à aprovação dos órgãos financiadores.

O objetivo da residência, com duração de dois anos, é a formação de profissionais com uma amplitude de conhecimentos e técnicas que os tornem aptos a atuar em diferentes frentes no atendimento à saúde da população no SUS. As principais áreas de conhecimentos exploradas no curso são: Cuidado Integral à Saúde, Planejamento Estratégico Local, Organização do Processo de Trabalho em Equipe e Abordagens Interdisciplinares e Intersetoriais.    

A professora Mirela Padilha, coordenadora do Programa de Residências do Cescage comenta: “Esta é uma experiência profissional enriquecedora para os residentes, graças à proposta multiprofissional da residência, à oportunidade de trabalhar em equipe e o contato com a realidade da saúde da população”. Ela entende que o processo é uma importante interlocução entre o SUS e a Academia e complementa afirmando que “para os egressos do Cescage, é uma oportunidade de educação continuada”.

O resultado final da seleção, após o fim do prazo para recursos, será divulgado em 17 de fevereiro, e os candidatos aprovados deverão matricular-se no dia 22. Concorrentes em lista de espera devem preencher as vagas remanescentes, se houverem, no dia 24 de fevereiro.

Para mais informações sobre o processo seletivo, basta consultar o edital, disponível em https://bit.ly/3nh4p04.

PUBLICIDADE

Recomendados