Trabalhadores da VCG devem entrar em greve | aRede
PUBLICIDADE

Trabalhadores da VCG devem entrar em greve

Cobradores e motoristas se reúnem na próxima quinta-feira (28) para votar paralisação das atividades. Empresa teria descumprido acordo coletivo

Pandemia teria prejudicado fluxo de passageiros e caixa da empresa
Pandemia teria prejudicado fluxo de passageiros e caixa da empresa -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cobradores e motoristas se reúnem na próxima quinta-feira (28) para votar paralisação das atividades. Empresa teria descumprido acordo coletivo

O Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores de Empresas de Transporte Coletivos (Sintropas) convocou para a próxima quinta-feira (28) uma assembleia com os trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG). No encontro, o grupo poderá deliberar pela greve ou paralisação no transporte coletivo de Ponta Grossa. 

Segundo a assessoria dos Sindicato, a assembleia foi convocada após a Viação Campos Gerais descumprir um acordo coletivo que tratava do pagamento parcelado dos salário de cobradores e motoristas. Os trabalhadores se reúnem na quinta e, caso deliberem pela paralisação, o transporte público pode parar já na segunda-feira (1º). 

Em um vídeo enviado ao portal aRede, o presidente do Sindicato, Luiz Carlos de Oliveira, destacou que a empresa não pagou a parcela devida do salário e, por isso, a assembleia foi convocada. “A deliberação será simples… se a categoria autoriza ou não o sindicato a fazer greve e entrar com dissídio coletivo”, afirma. 

O Sindicato ajuizou uma ação na Justiça do Trabalho para questionar o pagamento do salário em duas parcelas. “Nós faremos a assembleia para ouvir a categoria e vamos notificar a empresa. Em 72 horas, entramos em greve geral e só voltaremos quando o problema [pagamento do salário] for resolvido”, disse o sindicalista. “Vamos fazer dentro da lei para que a Justiça fique do nosso lado”, disse. 

Prefeitura ‘adiantou’ compra de vale-transporte

Ainda em 2020, o então prefeito Marcelo Rangel (PSDB) adiantou a compra de vale-transporte, injetando mais de R$ 670 mil no caixa da VCG, na tentativa de ajudar a empresa. A medida já evitou, naquele momento, problemas no pagamento dos funcionários e também outros desdobramentos. A Viação tem sofrido com a queda brusca de passageiros desde o começo da pandemia - com o fechamento do comércio e outras ações, a cidade soma quedas consecutivas do número de passageiros no sistema de transporte público.

Posicionamento da VCG

Através da assessoria de imprensa, a Viação Campos Gerais (VCG) emitiu uma nota pública sobre a possibilidade de greve do transporte público de Ponta Grossa. No comunicado, a empresa afirma que enfrenta a “maior crise financeira de sua história”. “E dia após dia, desde o início da pandemia, houve um agravamento desta crise em razão da enorme queda dos passageiros”, diz o documento.

“E, diante deste cenário cada dia mais caótico, a VCG informa a todos, formalmente, o pagamento parcial da segunda metade do salário no dia de hoje (25/01/2021), na proporção de 80% dos valores devidos”, afirma a companhia. 

“É com extrema tristeza que informamos a vocês esta situação, novamente, porque sabemos que isto interfere diretamente na rotina de centenas de pessoas que honram com a profissão e com a prestação de serviços que garante o direito de ir e vir a milhares de pessoas diariamente”, destacou a empresa na nota. 

“Reiteramos que é uma medida fundamental à manutenção da atividade empresarial da VCG, que trabalha incansavelmente desde abril para evitar uma parada total do sistema, com todas as consequências que possam advir desta situação, e esperamos que possamos efetuar o pagamento do valor residual em breve”, diz o comunicado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE