Deputados da região divergem sobre votação para presidência da Câmara | aRede
PUBLICIDADE

Deputados da região divergem sobre votação para presidência da Câmara

Aliel Machado (PSB) e Aline Sleutjes (PSL) tem posicionamentos distintos na escolha da nova presidência da Câmara dos Deputados

Aline (a esquerda) apoia candidatura de Arhtur Lira, enquanto Aliel (direita) apoia projeto de Baleia Rossi
Aline (a esquerda) apoia candidatura de Arhtur Lira, enquanto Aliel (direita) apoia projeto de Baleia Rossi -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aliel Machado (PSB) e Aline Sleutjes (PSL) tem posicionamentos distintos na escolha da nova presidência da Câmara dos Deputados

Os deputados federais da região dos Campos Gerais divergem de posicionamento na escolha do próximo presidente da Câmara Federal. Cumprindo o segundo mandato em Brasília, Aliel Machado (PSB) fechou questão com o partido pela candidatura de Baleia Rossi (MDB), enquanto Aline Sleutjes (PSL), deputada de primeiro mandato, aposta em Arthur Lira (PP).

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados acontece nesta segunda-feira (1º), a partir das 19h. Conforme decisão da atual Mesa, a eleição será totalmente presencial, com urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento.

No caso de Aliel Machado, o PSB fechou questão pelo apoio à Baleia Rossi. Para o deputado do PSB, a candidatura de Baleia Rossi representa o “equilíbrio” necessário para o Congresso. “O Congresso tem que manter a independência, autonomia, respeito das minorias e o debate respeitoso e qualificado de temas sensíveis”, disse. 

Por sua vez, a deputada Aline tem defendido a candidatura de Arthur Lira (PP) nas redes sociais. “VAI TER LIRA SIM! Sabe por que? Porque não existe outra opção capaz de impulsionar a RETOMADA do nosso país! Arthur Lira é experiente, coerente, comprometido com as reformas estruturantes,  alinhado com o conservadorismo, preocupado com os brasileiros e dará voz aos deputados”, escreveu no Twitter.

Já Aliel lembrou ainda que o país vive um “momento grave” diante da pandemia e da consequente crise econômica. “Temos a necessidade da reforma tributária e o Congresso não pode ser um ‘puxadinho’ das maluquices que vem do Planalto, não é necessidade da maioria da população”, afirmou o deputado federal ao falar sobre as ações da gestão de Bolsonaro. 

Próxima do presidente Jair Bolsonaro, Aline destacou que Lira também é a posta de Bolsonaro nesta disputa. “Concordo com nosso presidente Jair Bolsonaro! Se Deus quiser, e ele há de querer, nosso candidato Arthur Lira será o próximo presidente da Câmara dos Deputados! Já está na hora de termos uma liderança que dê vazão aos nossos projetos de desenvolvimento para o país!”, afirma. 

Composição da Mesa Diretora

A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes. Os votos para os cargos da Mesa só são apurados depois que for escolhido o presidente. De acordo com o Regimento Interno, a eleição dos membros da Mesa ocorre em votação secreta e pelo sistema eletrônico, exigindo-se maioria absoluta de votos (metade mais um) no primeiro turno e maioria simples no segundo turno.

Funcionamento da eleição

Conforme ofício enviado na última quinta-feira (28) aos deputados pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o prazo limite para a formação de blocos parlamentares termina na segunda-feira, ao meio-dia. Os cargos da Mesa são distribuídos aos partidos na proporção do número de integrantes dos blocos partidários.

Às 14h, terá início da reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa pelos partidos, conforme o critério de proporcionalidade. Às 17h, termina o prazo para registro das candidaturas. Terminado esse prazo, haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica. Até agora, nove deputados lançaram candidatura, sendo dois de blocos partidários, dois de partidos políticos e o restante avulso.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE