Ensino Bilíngue do Colégio Positivo-Master forma cidadãos do mundo | aRede
PUBLICIDADE

Ensino Bilíngue do Colégio Positivo-Master forma cidadãos do mundo

A segunda língua é utilizada dentro e fora da sala de aula e, dessa forma, o aluno é naturalmente exposto ao idioma, em contextos diversos

A segunda língua é utilizada dentro e fora da sala de aula e, dessa forma, o aluno é naturalmente exposto ao idioma, em contextos diversos
A segunda língua é utilizada dentro e fora da sala de aula e, dessa forma, o aluno é naturalmente exposto ao idioma, em contextos diversos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A segunda língua é utilizada dentro e fora da sala de aula e, dessa forma, o aluno é naturalmente exposto ao idioma, em contextos diversos

Aprender em inglês vai além de aprender inglês. Quando se aprende conteúdos de Matemática e Ciências em Inglês, por exemplo, o cérebro expande as conexões e amplia o repertório acadêmico dos estudantes, uma vez que esse aprendizado está sendo reforçado, revisitado e transformado.

No Ensino Bilíngue do Colégio Positivo – Master, a segunda língua é utilizada dentro e fora da sala de aula e, dessa forma, o aluno é naturalmente exposto ao idioma, em contextos diversos, facilitando a aquisição da fluência.

"A principal vantagem de utilizar o inglês dentro do contexto das disciplinas é que a segunda língua serve como pano de fundo do aprendizado, ao mesmo tempo em que se torna o objeto de aquisição em si mesma. Aprende-se fazendo e experimentando, com atividades envolventes, estimulantes e desafiadoras", explica a coordenadora do Ensino Bilíngue do CIPP – Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo –, Ana Paula Teixeira Franco.

Ou seja, no Ensino Bilíngue, o tempo de imersão na língua inglesa é muito maior. "O aluno conta com um ambiente que potencializa a aquisição da língua e até mesmo os intervalos, o almoço e a rotina são conduzidos na língua inglesa, o que o faz usar a língua como uma necessidade real", conta a coordenadora. Ela destaca ainda a importância do bilinguismo para o desenvolvimento das chamadas funções executivas do cérebro que controlam a atenção e a capacidade de planejar e antecipar ações. "Crianças com o domínio sobre duas línguas são mais ágeis para usar o cérebro e mais flexíveis para adaptá-lo a novas situações", afirma.

Outro ponto importante é a questão da multiculturalidade. "Língua e cultura são indissociáveis e nossos alunos participam de vários projetos envolvendo outras escolas ao redor do mundo, tornando-se cidadãos mais críticos perante sua própria cultura e adquirindo novas perspectivas", diz a coordenadora. Com isso, o aluno desenvolve visões de mundo distintas que o auxiliam a tomar decisões mais acertadas, dependendo do contexto.

"No futuro, isso se reflete no mercado de trabalho, em que as habilidades de colaboração, criatividade, pensamento crítico e comunicação são levadas em conta nas tomadas de decisão, e o falante bilíngue traz isso consigo intrinsecamente", justifica.

Para a diretora da unidade, Mariângela Cunha, o Ensino Bilíngue torna algo que poderia ser encarado como uma barreira em uma ponte: “falar e pensar numa língua não materna cria conexões entre os mais diversos repertórios, deixando o aluno mais bem-preparado para o mundo”.  

O Colégio Positivo – Master oferece o Ensino Bilíngue da Educação Infantil até o Ensino Fundamental – Anos Finais, em período integral.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE