UEPG projeta moderno complexo hospitalar em PG | aRede
PUBLICIDADE

UEPG projeta moderno complexo hospitalar em PG

Além do HU-UEPG e Humai-UEPG, ideia é implantar serviços espalhados pela cidade, com o objetivo de atender a população e formar profissionais especialistas na área da saúde.

Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, conversou com o Portal aRede na última quinta (1º).
Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, conversou com o Portal aRede na última quinta (1º). -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Além do HU-UEPG e Humai-UEPG, ideia é implantar serviços espalhados pela cidade, com o objetivo de atender a população e formar profissionais especialistas na área da saúde

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) visa assumir, futuramente, os serviços hospitalares da região dos Campos Gerais. O projeto, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), possibilitaria a “criação” de um ‘Complexo Universitário de Hospitais’. A afirmação é do reitor da Instituição de Ensino Superior (IES), Miguel Sanches Neto. “Nossa ideia é que a gente tenha uma estrutura bem ampla”, disse em entrevista ao Portal aRede na última quarta-feira (31).

Ontem, o Hospital Universitário da UEPG completou 11 anos de existência, com avanços e investimentos que o credenciam como local de referência no Brasil, tanto na prestação de serviços para a população, como também na formação de profissionais especialistas por meio de projetos de extensão e cursos de especialização. E para os próximos anos, o HU, que é 100% Sistema Único de Saúde (SUS), pretende realizar novas expansões para o desenvolvimento da cidade de Ponta Grossa e região. “Estamos ampliando nossas estruturas para formar e atender melhor as pessoas”, afirmou Neto.

Complexo Universitário de Hospitais

Durante a conversa com o Portal aRede (clique aqui para assistir na íntegra), o reitor da UEPG apresentou projetos de expansão para a área da saúde. O primeiro deles é um convênio, com a PMPG, para que a Universidade assuma a administração do antigo Hospital da Criança, hoje Hospital Universitário Materno Infantil (Humai-UEPG). O pedido de doação do prédio já foi enviado para a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), por meio do Projeto de Lei (PL) 046/2021, o qual “autoriza o Poder Executivo a doar o Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)”.

“O grande diferencial disso é que lá estarão nossos profissionais da saúde, formando pessoas nas áreas de obstetrícia (ramo da medicina que se ocupa da gravidez) e de atendimento infantil. Queremos abrir residência nessas duas áreas. São dois campos carentes na região dos Campos Gerais. Nosso projeto é transformar o hospital”, explicou o reitor da UEPG.

Outro plano, com o apoio da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), deputado estadual Hussein Bakri (PSD) e do secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, é a entrega de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o qual realizará dez mil consultas por mês para atender a população. O local será no campus de Uvaranas da UEPG. O AME é uma unidade com equipamentos modernos, que oferece consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.

Miguel, reitor da UEPG, também destacou o projeto para a criação de um ambulatório, com salas de aula, anexo ao HU. Segundo ele, “está em fase final. Poderemos ampliar o ensino e assistência. Tiraremos parte das estruturas de dentro do Hospital Universitário, para colocar fora, com mais conforto para a população”, comentou.

Pandemia da covid-19

Além da ampliação dos leitos do HU-UEPG, que hoje é referência em atendimento contra o coronavírus, a instituição fez o primeiro laboratório RT-PCR de Ponta Grossa. “Seremos representantes do Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná), para que os exames sejam feitos aqui na cidade. Hoje, um teste no Lacen leva até quatro dias para ficar pronto. Feito aqui, levará até 4h. Não está dentro do HU, mas faz parte desse ‘Complexo Universitário’ de estruturas de saúde que queremos colocar em funcionamento a favor dos Campos Gerais”, enfatizou Neto.

Completando um ano de combate à covid-19, o Hospital Universitário já pensa no pós-pandemia, com a implantação dos serviços de telemedicina e telenfermagem. A área está sendo projetada com os diretores do HU, entre eles Ricardo Zanetti Gomes. “Para que possamos atender mais rápido as pessoas que estão fora de Ponta Grossa. Terá como função dar vazão nessas necessidades de consulta que teremos ao fim da pandemia”, pondera o reitor.

União de forças

Na conversa com o Portal aRede, Miguel parabenizou todas as lideranças que, independente das “colorações políticas”, se uniram em prol do desenvolvimento do Hospital Universitário. “Wosgrau, Jocelito, Plauto Miró Guimarães, Aliel Machado, Marcelo Rangel, Sandro Alex, os vereadores, se juntaram em torno do HU. Isso é uma coisa inédita dentro dos Campos Gerais”, lembrou. O reitor da UEPG também ressaltou que todo esse desenvolvimento foi construído por todos os cidadãos e que é “obrigação de que o hospital seja, cada vez mais, de toda a população”.

Ao final da entrevista, Miguel fez um exercício de reflexão, questionando se o HU não fosse criado, 11 anos atrás, como a cidade e região estariam combatendo a covid-19. “É um ambiente que a cada semana busca novos desafios e respostas. Na condição de Hospital Universitário, não nos contentamos em ser apenas um hospital, queremos ser um centro de saúde de vanguarda em Ponta Grossa”, finalizou Neto, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE