UEPG participa de evento que debate a educação básica | aRede
PUBLICIDADE

UEPG participa de evento que debate a educação básica

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até 15 de abril

Imagem ilustrativa da imagem UEPG participa de evento que debate a educação básica
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até 15 de abril

Inicia em 28 de abril, às 18h, o I Ciclo de Palestras de Formação Política para Professores da Educação Básica, uma parceria entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A palestra de abertura será ministrada pelo professor Paulo Sergio Tumolo e terá como tema “Historicizando a realidade: o ponto de partida para a compreensão da educação”. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até 15 de abril.

O Ciclo de Palestras tem como objetivo promover reflexões acerca da educação básica, para que os professores possam compreender mais a fundo a realidade material das escolas brasileiras. Estão previstos oito encontros com datas a serem definidas a cada mês e divulgadas no grupo de inscritos do evento. As transmissões acontecem pelo YouTube.

A ação é promovida pela Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Grupo Multidisciplinar de Assessoria às Secretarias Municipais de Educação do Estado do Paraná. O Ciclo conta com o apoio de grupos de pesquisa das Pós-graduações em Educação da UEM, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); e a Pós-graduação em Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Programação

Devem acontecer oito encontros mensais até novembro. As datas ainda serão definidas. Além da palestra inicial com o professor Paulo Sergio Tumolo, haverá, em maio, palestra com Pedro Jorge de Freitas, que vai explicar “Como entender o mundo: a centralidade do trabalho”. Em junho, o evento abordará “O Estado do capital e a escola que temos”, com a participação de André Ricardo de Oliveira e Neide de A. L. Galvão Favaro. Já em julho, Gisele Masson e Michelle Fernandes Lima discutirão “As políticas educacionais: para onde vamos?”.

A palestra “A alienação e a educação: algumas reflexões”, por Juliane Zacharias Bueno, marca o evento de agosto. Em setembro, Ademir Quintilio Lazarini e Rosângela Aparecida Mello apresentam a fala “O homem e a cultura”. Na edição de outubro, o evento discute “A escola e a formação humana: o que queremos, o que é possível?”, com a participação de Ivo Tonet. O ciclo encerra com a palestra “Amanhã será outro dia: podemos mudar o mundo?”, de Ricardo Scopel Velho. O evento acontece pelo Youtube e haverá emissão de certificado de 32 horas ao fim do ciclo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UEPG

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE