PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Ônibus voltam a circular em PG nesta sexta

Ponta Grossa

08 de abril de 2021 18:14

Rodolpho Bowens


Relacionadas

PG confirma 7 novos casos e 3 mortes por covid-19

Ponta Grossa terá repescagem de vacinação contra a covid-19

‘Vale dos Trilhos’ fortalece a inovação em Ponta Grossa

Click lança linha de crédito para alinhadores invisíveis
Mercados abrem neste feriado até às 20 horas
Motociclista fica ferido após colisão com automóvel em PG
Apoiadores de Bolsonaro planejam mobilização em PG
Volta do transporte está prevista para a partir das 5h30. Foto: Arquivo aRede
PUBLICIDADE

Confirmação é da VCG e do Sintropas, sindicato que defende os trabalhadores da concessionária

O transporte público coletivo de Ponta Grossa retorna nesta sexta-feira (9) com 50% da frota, a partir das 5h30. A confirmação é da Viação Campos Gerais (VCG) e do Sintropas, sindicato que defende a classe dos trabalhadores da concessionária. O retorno do serviço acontece após quase três semanas de paralisação. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, nesta sexta, a volta das atividades na cidade ponta-grossense.

Segundo a VCG, todas as linhas do transporte serão atendidas, porém, com uma menor circulação dos ônibus. Sobre o pagamento de salários atrasados dos funcionários, o Sintropas afirma que isso será discutido na próxima segunda-feira (12), por meio de uma audiência de conciliação entre a classe, Viação Campos Gerais e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG).

Greve

Por conta da falta de pagamento dos funcionários da VCG, o Sintropas anunciou uma greve na última segunda-feira (5), solicitando o acerto dos salários dos trabalhadores. Mesmo com o retorno dos ônibus permitido, via decreto municipal da Prefeitura de Ponta Grossa, as atividades continuaram suspensas – em razão da pandemia da covid-19, o Governo Municipal havia anunciado duas semanas de paralisação do transporte, como forma de combater a pandemia.

Com o impasse, em 6 de abril, a Justiça do Trabalho convocou uma audiência virtual entre a PMPG, VCG e Sintropas para que houvesse um consenso na volta da circulação dos ônibus. Entretanto, não houve acordo entre as partes.

Como o serviço público estava incerto, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Ponta Grossa notificou a VCG, na tarde de ontem (7), para que houvesse o retorno imediato das atividades. No mesmo dia, o Sintropas entrou com dissídio coletivo no TRT, solicitando o pagamento dos funcionários.

Decisão TRT

Dessa forma, o Tribunal Regional do Trabalho decidiu pelo retorno do transporte público coletivo, em Ponta Grossa, para esta sexta-feira (9). Segundo a decisão do desembargador do trabalho, Célio Horst Waldraff, a concessionária deve retornar com 50% de sua frota. Além disso, o magistrado fixou uma multa de R$ 50 mil ao Sintropas, por dia, caso descumpra a decisão e bloqueie as saídas dos ônibus.

Por fim, o desembargador marcou para a próxima segunda-feira (12), às 10h15, uma audiência, via plataformas digitais, para que as partes entrem em um acordo para o pagamento dos salários dos funcionários da Viação Campos Gerais.

PUBLICIDADE

Recomendados