PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

UEPG promove visita virtual ao Buraco do Padre

Ponta Grossa

14 de abril de 2021 15:30

Agência Estadual de Notícias


Relacionadas

Academia de Letras comemora bicentenário de Dostoiéviski

Guaragi terá R$ 200 mil para reforma do Centro Esportivo

Vereadores pedem cautela no retorno às aulas presenciais

Vereadores aprovam alterações na Semana da Cultura
Agência do Trabalhador insere 1264 pessoas no mercado
RodoNorte coloca vigas em obras na ‘Souza Naves’
Sala do Empreendedor em PG completa 10 anos de atuação
Foto: José Fernando Ogura/AEN
PUBLICIDADE

O evento será em 24 de abril, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Geocientistas terão espaço para responder questões sobre temas geológicos, geomorfológicos e de geoconservação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa vai proporcionar uma experiência diferente ao público em geral e aos que têm foco no conhecimento científico e geológico. No dia 24 de abril haverá uma visita virtual ao Geossítio Buraco do Padre. O evento acontecerá ao vivo, das 16h às 17h, com transmissão pelo Youtube.

A iniciativa é do Departamento de Geociências da universidade, juntamente com o Laboratório de Turismo em Áreas Naturais (Labtan), do Departamento de Turismo, em parceria com o Parque de Natureza Buraco do Padre e Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (Gupe).

De acordo com o professor do curso de Geografia, Gilson Burigo, o patrimônio geológico dos Campos Gerais é famoso nacionalmente, e como tem sido objeto de diversas pesquisas da UEPG e do Gupe, o grupo privilegiou o Buraco do Padre como local para visitação virtual. A UEPG, acrescenta Burigo, tem uma longa tradição em pesquisas e formação de recursos humanos em temas geocientíficos, com grande destaque nas áreas de geoconservação, geoturismo e divulgação em geociências.

“Por isso temos docentes, discentes e egressos com vínculo robusto junto às entidades organizadoras do Geodia (evento do qual a visita virtual faz parte)”, afirma

Burigo adianta que o grupo pretende avançar na divulgação de geociências como um conhecimento fundamental para a sociedade. “Em termos locais, pretendemos reforçar a necessidade de conservar as áreas especiais do patrimônio geológico, os chamados geossítios, destacando seu valor cênico, ecológico, cultural, mas principalmente seu valor para a ciência, educação básica e superior”, completa.

O evento faz parte da programação do 1º Geodia, que é inspirado no encontro similar espanhol Gelodía. O encontro virtual inicia às 9 horas, com 12 atividades simultâneas e participação de diferentes grupos e entidades de todas as regiões do Brasil.

Durante a transmissão, geocientistas terão espaço para responder questões sobre temas geológicos, geomorfológicos e de geoconservação. As perguntas podem ser enviadas previamente pelo e-mail [email protected] ou durante a transmissão. A programação completa está no site do Geodia.


Serviço

Visita virtual ao Buraco do Padre

Data: 24 de abril

Horário: 16h

Transmissão: canal do Gupe no Youtube

PUBLICIDADE

Recomendados