PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Ede pede conscientização aos donos de bares em PG

Ponta Grossa

16 de abril de 2021 15:14

Rodolpho Bowens


Relacionadas

Mercado imobiliário deverá passar por mudanças em 2022

Sesa registra novas mortes e PG soma 5 óbitos por H3N2

Corregedoria arquiva denúncias contra vereador Geraldo Stocco

PG tem uma das maiores taxas de positivação de Covid no PR
PG abre nova etapa da vacinação pediátrica
UEPG adia retorno das aulas teóricas presenciais
Prefeitura coleta 4 toneladas de resíduos na Chapada
Parlamentar defendeu a volta da venda e consumo de bebidas em bares, com o objetivo de ajudar as pessoas que trabalham no setor. Foto: Divulgação/CMPG
PUBLICIDADE

Segundo o parlamentar, se não tiver a colaboração dos empresários, “voltaremos à estaca zero novamente”

O vereador da cidade de Ponta Grossa, Edelmar Pimentel (PSB), agradeceu a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), e o ‘Comitê de Emergência da Covid-19’, pela liberação da venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e restaurantes da cidade. A mudança foi anunciada na tarde de ontem (15), por meio do Decreto Municipal nº 18.850. O parlamentar havia defendido a volta do serviço na última segunda-feira (12), durante a ‘Sessão Ordinária’ da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG).

Edelmar já havia comentado que a liberação das bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e restaurantes do município teria como objetivo ajudar as pessoas que trabalham no setor e precisam do seu funcionamento “para sobreviver”. Com o retorno das atividades, o vereador ressalta que “muita gente me criticou e eu nunca quis salvar a liberação de bebidas. Sempre quis socorrer os funcionários e os empresários”.

Em entrevista para o Portal aRede, o parlamentar também afirma que foi mal interpretado, “como se eu quisesse liberar a algazarra. Não”. Ele defende que os estabelecimentos possam estar funcionando e solicitou a conscientização dos donos dos locais. “Tem o álcool em gel, distanciamento social. Se não tivermos essa colaboração, nós voltaremos à estaca zero novamente”, reforça Edelmar.

Relato de comerciante

O vereador também relata o que o levou a defender a liberação e consumo das bebidas em bares, lanchonetes e restaurantes. De acordo com ele, o dono de uma mercearia, com pouco mais de 60 anos, “chorou na minha frente. Ele me falava que há 40 anos sustentava a família dele com o bar e hoje está passando necessidade. Aquilo mexeu comigo”, finaliza Edelmar.

Na última quarta-feira (14), o parlamentar organizou uma reunião entre o ‘Comitê da Covid-19’, de Ponta Grossa, juntamente com lideranças do setor dos bares, lanchonetes e restaurantes. A ideia seria apresentar as dificuldades desses empresários e um possível retorno da venda e consumo de bebidas alcoólicas nesses locais.

Decreto Municipal

O anúncio das novas medidas, feita em Diário Oficial, traz que os bares, lanchonetes e restaurantes podem comercializar bebidas alcoólicas todos os dias, até as 23h. Além disso, os ambientes devem seguir as normas de combate à covid-19 e podem ter somente 50% de ocupação. Por fim, não é permitido “balcões, bistrôs ou qualquer outro meio de serviço no qual o cliente se mantenha em pé, música ao vivo, bem como permitir o compartilhamento de narguilé e similares”.

PUBLICIDADE

Recomendados