Decisão da vacina Sputnik V não afeta planejamento de PG | aRede
PUBLICIDADE

Decisão da vacina Sputnik V não afeta planejamento de PG

Prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) havia conversado, em 23 de março, com o Fundo Soberano Russo para a aquisição do imunizante.

Assessoria da Prefeitura disse que não formalizou nenhum convênio ou intenção de compra do imunizante.
Assessoria da Prefeitura disse que não formalizou nenhum convênio ou intenção de compra do imunizante. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) havia conversado, em 23 de março, com o Fundo Soberano Russo para a aquisição do imunizante

A Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou, na última segunda-feira (26), a importação e uso da vacina russa Sputnik V pelo Brasil. A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) havia conversado, em 23 de março, com o Cônsul da Federação Russa em Curitiba, Acef Said, para buscar parcerias para aquisição do imunizante. Dessa forma, a decisão da Anvisa poderia afetar o planejamento da cidade de Ponta Grossa e, por exemplo, atrasar o processo de imunização dos ponta-grossenses. Apesar disso, o anúncio de ontem (26) não atrapalhará os planos da PMPG.

Como comentado acima, em 23 de março (mais informações aqui), a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) participou de uma reunião para parcerias nas áreas da saúde, cultura e educação. “Sobre a saúde, vamos iniciar um diálogo com o Fundo Soberano Russo para aquisição da vacina Sputnik V. É mais um passo que estamos dando para buscar soluções que aceleram a vacinação em Ponta Grossa”, disse a líder do Executivo, à época, via redes sociais.

Entretanto o Portal aRede questionou, nesta tarde de terça-feira (27), a assessoria de imprensa da PMPG se, nessa reunião, a cidade deu sinalização de compra do imunizante. “Não foi formalizado nenhum convênio ou intenção de compra”, explica a assessoria. Além disso a Prefeitura afirmou que, mesmo com a decisão da Anvisa, o planejamento da cidade não será afetado. “O Município vem seguindo a estratégia de imunização e distribuição do Governo do Estado. As doses aplicadas aqui são as redistribuídas pela Secretaria da Saúde do Paraná (SESA). O planejamento tem sido feito com base nessa distribuição”, finaliza a assessoria.

Decisão da Anvisa

Os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária rejeitaram, por unanimidade, a importação e uso da vacina Sputnik V no Brasil. Dez estados estavam solicitando uma resposta da Anvisa, visto que gostariam de adquirir o imunizante. Após a análise dos documentos enviados pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, a Agência definiu que não há informações suficientes que comprovem a segurança da aplicação da vacina na população brasileira.

Stocco conversa com representantes

Em 17 de março, o vereador da cidade de Ponta Grossa, Geraldo Stocco Filho (PSB), se reuniu (clique aqui para mais informações) com representantes da vacina no Brasil. O encontro teve como objetivo dialogar sobre a aquisição do imunizante para o município ponta-grossense. Na ocasião, houve aceno positivo do representante da empresa russa e, assim, o parlamentar encaminhou o contato aos gestores municipais da saúde de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE