PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Kuller apresenta novo projeto para multar motos barulhentas

Ponta Grossa

04 de maio de 2021 23:00

Rodolpho Bowens


Relacionadas

Rotary Lagoa Dourada Open de Tênis reúne 200 participantes

Pavimentações avançam em bairros de PG

IMM tem consolidação nacional em Justiça Restaurativa

Reajuste da tarifa deve ser apresentado depois do feriado
Saldo do emprego em PG é positivo pelo 5º mês seguido
Polícia Civil e GM prendem tutor por maus-tratos em PG
Justiça de PG condena homem a 2 anos de prisão
Projeto apresenta multa no valor de 20 VR - Valor de Referência. Foto: Luiz Lacerda/CMPG
PUBLICIDADE

Vereador já encaminhou projeto semelhante à Câmara, mas ele foi arquivado pela CLJR em 22 de abril

Com o objetivo de diminuir o barulho de escapamentos de veículos automotores, o parlamentar da cidade de Ponta Grossa, Julio Francisco Schimanski Kuller (MDB), apresentou, novamente, a proposta do Projeto de Lei (PL) 061/2021 (clique aqui para ler na íntegra), que traz fiscalização e multa para quem desrespeitar as limitações de ruídos sonoros, “sobretudo em motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas com moto auxiliar e veículos assemelhados”. A Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) tem até 18 de maio para dar um parecer contrário ou favorável à ideia.

De acordo com o PL, fica proibida a emissão de ruídos fora das normas por escapamento de veículos automotores, com exceção àqueles criados para aplicação militar, agrícola, de competição, tratores, máquinas de terraplanagem e de pavimentação, bem como os de utilização especial. Segundo Julio, os altos barulhos são “uma prática corriqueira e que vêm incomodando à população ponta-grossense, seja na área urbana ou rural”, explica o vereador no PL.

Com a sugestão de fiscalização por parte da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), por meio da Guarda Municipal (GM) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), os condutores de veículos que ultrapassarem os limites sonoros poderão ser multados no valor de 20 VR – Valor de Referência (1 VR equivale a R$ 86,68). Além disso, caso ocorra reincidência, o valor será dobrado. Por fim, o veículo automotor também poderá ser apreendido e/ou removido para regularização por agentes de trânsito.

O PL também prevê a atualização da multa anualmente. Caso o projeto tenha parecer favorável, ele pode dar entrada na ‘Ordem do Dia’ e ser votado pelo Legislativo.

Proposta recente arquivada

Recentemente, em 22 de abril, a CLJR deu parecer contrário a dois projetos do vereador Julio que falavam sobre o barulho em veículos automotores. Com a recusa de forma unânime entre os cinco integrantes da Comissão, ambos os PL foram arquivados. Mais informações clique aqui.

PUBLICIDADE

Recomendados