PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Ônibus voltam a circular nesta quinta a partir das 5h

Ponta Grossa

12 de maio de 2021 19:56

Rodolpho Bowens


Relacionadas

Fórum de PG inicia Júri Popular do caso Luciane Ávila

Polícia Militar prende homem com drogas em beco de PG

MP pede à Câmara pôr em votação contas de Rangel e Jocelito

Recursos adicionais para a Saúde são aprovados na CMPG
Continental obtém licença de instalação para ampliar em PG
Centro de Estética revoluciona com a Cápsula Sauna de Ozônio
Câmara aprova recursos para a Assistência Social de PG
VCG confirmou a volta dos ônibus na manhã desta quinta (14). Foto: Arquivo/aRede
PUBLICIDADE

Caso todos os salários sejam pagos pela VCG, na próxima sexta-feira 100% dos ônibus deverão estar circulando na cidade

Após quase uma semana de paralisação total do transporte público coletivo em Ponta Grossa - 100% da frota estava sem funcionar desde 7 de maio -, a cidade amanhecerá, nesta quinta-feira (13), a partir das 5h, com 50% dos ônibus nas vias do município ponta-grossense. A audiência virtual de conciliação (veja aqui na íntegra) entre a Viação Campos Gerais (VCG), Sintropas e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), desta quarta-feira (12), terminou em acordo e o impasse do serviço público deve chegar a um fim na próxima sexta-feira (14).

A conversa foi convocada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª região e foi mediada pelo desembargador Célio Horst Waldraff. O bate-papo ocorreu por conta do dissídio coletivo ajuizado pela entidade sindical contra a concessionária do transporte público coletivo de Ponta Grossa. Após mais de 2h de discussões, ficou decidida a maneira como os salários atrasados dos funcionários seriam pagos.

De acordo com a decisão do desembargador, os colaboradores deveriam receber, em até 48h, os salários do mês de março - situação que já aconteceu nesta quarta-feira (veja as informações aqui). Dessa forma, ocasionando o retorno de 50% dos ônibus. Essa quantia estava de posse da Justiça e foi repassada à VCG, após consentimento do Sintropas.

Já os salários de abril deverão ser repassados, até sexta-feira (14), pela PMPG. O dinheiro público será destinado à concessionária pelos 18 dias em que o serviço ficou paralisado na cidade, em decorrência de decretos municipais. Com o repasse do Executivo, a VCG poderá quitar todos os salários e, com isso, os ônibus devem voltar em 100% na próxima sexta-feira, segundo o Sintropas - caso o acerto não ocorra, 100% da frota voltará a ficar paralisada.

Quantia que será enviada à VCG não é mencionada

O Portal aRede procurou a PMPG para entender de onde sairá o dinheiro que será enviado à VCG, bem como a quantia, se a empresa precisará devolver o montante e o acordo por escrito. A assessoria comunicou que a “Procuradoria Geral do Município está elaborando um projeto de lei para apreciação do Legislativo. Os valores são oriundos do recurso livre do tesouro municipal. Outras informações...é possível solicitar diretamente ao TRT a ata da audiência”. A AMTT da cidade havia informado que estudava um repasse de R$ 2,6 milhões (mais informações aqui).

PUBLICIDADE

Recomendados