UPA Santa Paula não tem insumos para atender covid | aRede
PUBLICIDADE

UPA Santa Paula não tem insumos para atender covid

Faltam respiradores e estoque de medicamentos para intubação é suficiente só até segunda-feira

Pacientes da UPA Santa Paula serão transferidos para UPA Santana e Hospital Municipal.
Pacientes da UPA Santa Paula serão transferidos para UPA Santana e Hospital Municipal. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Faltam respiradores e estoque de medicamentos é suficiente só até segunda-feira 

“Chega o momento em que eu tenho que escolher a vida de quem eu vou intubar primeiro”. Esta frase foi dita por um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula, em uma mensagem de áudio encaminhada ao Portal aRede neste sábado (15). Segundo o servidor, a unidade está superlotada e faltam insumos, como medicamentos e respiradores, para socorrer os pacientes com sintomas graves de Covid-19. Além disso os medicamentos também estariam acabando. “Não tem insumos suficientes, apenas até segunda-feira, no máximo", disse o funcionário que prefere não se identificar com medo de ser punido.

O secretário de saúde do município de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco, confirmou ao Portal a Rede que UPA Santa Paula está com a capacidade máxima tomada . “Nós temos 12 pacientes usando respiradores. São os respiradores que nós colocamos lá e nós temos mais dois pacientes que ainda aguardam a possibilidade de intubação para irem para o respirador”,  explicou o secretário. 

Manjabosco disse que os pacientes com quadro mais leve estão sendo remanejados para a UPA Santana e para o Hospital Municipal Amadeu Puppi. “Nós estamos fazendo remanejamento de pacientes da UPA Santa Paula. Os mais leves que estão só em uso de oxigênio e máscara vão para a UPA Santana e estamos mandando dois pacientes que estão com mais tempo de internamento na UPA Santa Paula vão para o Hospital Municipal", detalhou.

Segundo o secretário de Saúde, todos os pacientes internados na UPA Santa Paula estão cadastrados na central de leitos do estado para tentar uma vaga de UTI em hospitais de tratamento covid no Paraná. A fila de espera neste momento, segundo Rodrigo Manjabosco  é de 700 pacientes. “Há uma dificuldade de atender essa nossa solicitação e para que não haja desassistência da população de Ponta Grossa, o Município tem feito o que é possível, com os leitos que existem e com os respiradores que nós ganhamos e com os que nós tínhamos”, salienta o secretário municipal.

Sobre os medicamentos o Secretário confirmou que os estoques são suficientes para atender os pacientes até segunda-feira. “É importante a gente entender que apesar das dificuldades o município tem investido todos os recursos necessários e todos os esforços, usando todas as equipes disponíveis e os serviços para atender a população no momento da covid”, informou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE