Em Brasília, Ratinho apresenta projeto da ESA para PG | aRede
PUBLICIDADE

Em Brasília, Ratinho apresenta projeto da ESA para PG

Ponta Grossa é uma das cidades que disputa a nova instalação da Escola de Sargentos de Armas (ESA).

Ratinho Júnior, governador do Paraná, apresentando o projeto da ESA para Ponta Grossa.
Ratinho Júnior, governador do Paraná, apresentando o projeto da ESA para Ponta Grossa. -

Agência Estadual de Notícias

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa é uma das cidades que disputa a nova instalação da Escola de Sargentos de Armas (ESA)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta quinta-feira (19) ao comandante-geral do Exército Brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o projeto de Ponta Grossa para sediar a Escola de Sargentos das Armas (ESA) da instituição. O município dos Campos Gerais concorre com Santa Maria (Rio Grande do Sul) e Recife (Pernambuco) – as três finalistas entre 18 locais prospectados no País.

No encontro, na sede do Quartel General do Exército, em Brasília, ficou estabelecido que uma comitiva liderada pelo comandante-geral vem ao Paraná nos dias 8 e 9 de julho, atendendo a um convite do Governo do Estado. “A delegação militar vai visitar Curitiba e Ponta Grossa para conhecer detalhes técnicos do nosso projeto, como a área que está sendo oferecida para a instalação da ESA”, afirmou Ratinho Junior. “A reunião foi muito produtiva, pudemos explicar todas as condições que o Paraná oferece. Saímos otimistas do encontro”.

O governador lembrou que a infraestrutura e a localização geográfica são pontos que pesam muito a favor de Ponta Grossa. Citou, por exemplo, que a cidade é a quarta em número de habitantes no Paraná, com uma população de 355 mil pessoas. É o município de maior porte mais próximo de Curitiba – fica a 108 quilômetros da Capital, a cerca de 130 quilômetros do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a 200 quilômetros do Porto de Paranaguá.

Mais que isso, reforçou Ratinho Junior, é um ramal logístico, com entroncamento rodoviário que permite acesso fácil às demais regiões paranaenses e aos estados vizinhos, além de um aeroporto recentemente remodelado com disponibilidade de voos diários para São Paulo. “Ponta Grossa separou uma área nobre de quase 50 quilômetros quadrados para a construção da Escola de Sargentos das Armas. É uma cidade com bom porte, infraestrutura adequada e que tem atraído muitos investidores. Estamos otimistas com essa disputa”, disse o governador.

Terreno

A candidatura paranaense oferece um terreno de 4,5 mil hectares no distrito de Itaiacoca, onde hoje está instalada a Fazenda Modelo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em contrapartida, o Exército destinaria à Embrapa uma área no município vizinho de Palmeira.

Além disso, um segundo espaço, de 18 quilômetros quadrados, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, complementa a estrutura – o local será disponibilizado para a realização do que o Exército chama de instruções especiais (prática de atividades de campo).

Em abril uma comitiva do Exército esteve em Ponta Grossa para conhecer o local de possível instalação da unidade. Representantes da prefeitura e do Governo do Estado apresentaram os potenciais e a estrutura do município. As Forças Armadas contam com outras estruturas no município: o 13º Batalhão de Infantaria Blindada (13º BIB), o Esquadrão de Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

ESA

Criada em 1945, a Escola Sargento Max Wolf Filho está instalada em Três Corações (Minas Gerais) desde 1949. É um estabelecimento de ensino superior do Exército voltado à formação de sargentos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicação. Com a possibilidade de ampliar a formação, o Exército iniciou os estudos para a sua transferência. O empreendimento deve receber investimentos de R$ 1,2 bilhão e reunir um contingente que pode chegar a 10 mil pessoas.

A intenção do Exército é finalizar a escolha do local que vai receber a ESA no início do segundo semestre deste ano. “O Paraná está preparado para receber a ESA. Estamos muito empenhados em trazer esses investimentos e a formação do Exército para o Estado”, reforçou Ratinho Junior.

Presenças

Participaram da reunião os secretários Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento); o chefe do escritório de representação do Governo do Paraná em Brasília, Rubens Bueno II; e a gerente de projetos da Paraná Projetos, Tyeme Calheiros Bando.

Informações: Agência Estadual de Notícias.

Assuntos semelhantes:

PG faz novas tratativas para a instalação da ESA.

Secretário de Segurança quer ESA em Ponta Grossa.

Embrapa confirma diálogo para ceder área ao Exército.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE