Prefeitura de PG realiza a campanha "Junho Violeta" | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de PG realiza a campanha "Junho Violeta"

Ações são de sensibilização sobre a violência contra a pessoa idosa

Ações são de sensibilização sobre a violência contra a pessoa idosa
Ações são de sensibilização sobre a violência contra a pessoa idosa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ações são de sensibilização sobre a violência contra a pessoa idosa 

O dia 15 de junho é declarado como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e o mês é conhecido como Junho Violeta. Desta forma, todo ano, mundialmente a data é marcada por eventos, que têm como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de que a violência é uma violação dos direitos humanos e não pode ser aceita como um fenômeno normal. 

A Prefeitura, juntamente com o projeto de extensão do Núcleo de Assistência Social, jurídica e de estudos sobre a pessoa idosa (NASJEPI) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizarão a Campanha Sensibiliza Campos Gerais – Ponta Grossa contra a violência à pessoa idosa. A ação acontece de 15 a 30 de junho. 

"O objetivo da Campanha é sensibilizar e mobilizar a sociedade para a prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa, visando a sua valorização, a mudança de atitudes e o repúdio aos atos de violência praticados em desfavor da pessoa idosas", explica a diretora do departamento de Proteção Social Especial, Thais Verillo. As ações serão desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado e  demais entidades do município. 

Em Ponta Grossa os idosos podem contar com o atendimento dos serviços do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), com os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com os Centros de Convivência para Idosos (Cecons) e também com os serviços de acolhimento, através de termo de colaboração, quando há situação de abandono ou identificado violência grave. As denúncias devem ser feitas  através da Polícia Militar. 

As situações mais identificadas, em Ponta Grossa,  pelas equipes são as de negligência e exploração financeira. "Quando nossas equipes recebem a  denúncia, temos um serviço para verificar, vai uma assistente social até a residência, procedendo a  denúncia, ela encaminha para o CREAS realizar o acompanhamento da situação", destaca Thais. 

Dados sobre a violência contra o idoso:

• 2019: 574 denúncias de violação de direitos contra a pessoa idosa, sendo destes 299 foram acompanhados pelas equipes dos serviços dos CREAS.

• 2020: 373 denúncias de violação de direitos contra a pessoa idosa, sendo destes 165 foram acompanhados pelas equipes dos serviços dos CREAS.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE