Estudo mostra que pandemia acabará por último em PG | aRede
PUBLICIDADE

Estudo mostra que pandemia acabará por último em PG

Calculo de pesquisadores da UFPR prevê que Ponta Grossa terá 95% da sua população adulta imunizada com a segunda dose da vacina apenas em junho de 2022. Melhor cidade do Estado entre as 22 pesquisadas é Paranaguá, onde a pandemia deve acabar em 18 de outubro deste ano

Imagem ilustrativa da imagem Estudo mostra que pandemia acabará por último em PG
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Calculo de pesquisadores da UFPR prevê que Ponta Grossa terá 95% da sua população adulta imunizada com a segunda dose da vacina apenas em junho de 2022. Melhor cidade do Estado entre as 22 pesquisadas é Paranaguá, onde a pandemia deve acabar em 18 de outubro deste ano

Cálculo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) prevê que somente no dia 18 de janeiro de 2022 a capital do Paraná terá 95% da sua população adulta imunizada com a segunda dose da vacina contra a covid-19. No estudo, essa seria a data do tão esperado “fim da pandemia” em Curitiba, cravando a entrada na imunidade coletiva capaz de brecar de vez a transmissão do coronavírus. O mesmo estudo aponta que essa data chegaria em Ponta Grossa somente no dia 30 de junho de 2022, sendo a última entre as 22 cidades englobadas na pesquisa.

A modelagem matemática para a profecia foi elaborada por pesquisadores da UFPR, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e da UFS (Universidade Federal de Sergipe), levando em conta o andamento da vacinação em Curitiba até o dia 6 de junho. Das cidades paranaenses, Paranaguá seria a primeira a obter a imunidade coletiva pela vacinação, no dia 18 de outubro deste ano, três meses antes da capital.

Ponta Grossa

Na tabela divulgada pela UFPR, com as previsões do portal Modinterv Covid-19 PR, a cidade mais “atrasada” em obter a imunidade coletiva seria Ponta Grossa. Pelas contas dos estudiosos, se a cidade-pólo dos Campos Gerais não mudar o ritmo da sua vacinação, apenas no dia 30 de junho de 2022 ela terá 95% da sua população adulta imunizada com duas doses do imunizante. O levantamento mostra que o ritmo de vacinação na cidade é de 136 pessoas por dia para cada 100 mil habitantes, o que significa o pior entre todas as cidades avaliadas - a melhor neste quesito é Paranaguá, com 421 pessoas por dia a cada 100 mil habitantes.

Sob a coordenação de Giovani Vasconcelos, do Departamento de Física da UFPR, o portal foi desenvolvido pelos bolsistas Luan de Paula Cordeiro e Bruno Mantovani Czajkowski. O lançamento da plataforma foi realizado no último dia 10 de junho, pelo YouTube. “Os dados mostram que é preciso aumentar urgentemente o ritmo de vacinação para que a imunidade coletiva seja atingida em um curto horizonte de tempo”, afirmou Vasconcelos, em entrevista ao portal de notícias da UFPR.

Veja mais informações dessa pauta no portal livre.jor, clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE