PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Stocco pede valorização de produtores rurais em PG

Ponta Grossa

21 de junho de 2021 17:07

Da Redação


Relacionadas

Em 23 anos, RodoNorte investe R$ 5 bilhões em obras no PR

Audiência Pública traz debate sobre Machismo Estrutural

'Viúva Negra' é atração deste final de semana no cinema em PG

PG testa novos itinerários no transporte
PG receberá R$ 60 milhões para novo residencial
Prefeitura realiza obras de acessibilidade e asfalto
Prefeitura promove obras de pavimentação no Tropeiros
Vereador de Ponta Grossa, Geraldo Stocco (PSB). Foto: Luiz Cunha/CMPG
PUBLICIDADE

Vereador pede que Prefeitura amplie investimento na compra de alimentos produzidos no "Cinturão Verde" da cidade por agricultores locais

O vereador Geraldo Stocco Filho (PSB) enviou um modelo de Projeto de Lei (PL) à prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), pedindo que a Prefeitura Municipal (PMPG) amplie a compra de gêneros alimentícios diretamente dos produtores locais. Atualmente, o município gasta apenas 30% do Fundo Nacional de Educação (FNDE) com produtores locais, enquanto os demais 70% são gastos apenas com um fornecedor.

Stocco destaca que comprar do produtor local, membro do chamado 'Cinturão Verde' que cerca a cidade, é fundamental. "Faz pouco sentido que a Prefeitura gaste 70% dos recursos de uma determinada verba com apenas um grande produtor, enquanto os demais dividem o restante. Hoje, mais de 100 produtores dividem uma pequena quantia em dinheiro enquanto uma ou duas empresas faturam milhões sozinhas. Temos que incentivar o apoio ao pequeno produtor rural da nossa cidade", destaca Stocco. 

O vereador lembra que esses alimentos são usados na alimentação dos alunos(as) das escolas municipais e Centros Municipais de Educação (CMEI). "A Prefeitura está usando o mínimo que a lei permite com os produtores locais. Isso não faz sentido quando pensamos na valorização da nossa área rural e também do nosso produtor que é uma figura fundamental para a nossa cidade", conta Geraldo. 

A moção enviada pelo vereador à prefeita pede que o município passe a aplicar 60% do FNDE na compra feita diretamente junto ao produtor rural de Ponta Grossa, podendo ser ampliada para 70% em seguida. "Nossa região rural tem disponibilidade de produzir uma série de gêneros alimentícios que podem atender nosso setor educacional com qualidade e dando apoio local", afirma Stocco.

O vereador buscará agora uma reunião junto da prefeita e também do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Cesar Costa Pinto.

Informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Recomendados