PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Vídeo-leitura valoriza a relação entre crianças e seus avós

Ponta Grossa

23 de junho de 2021 14:05

Da Redação


Relacionadas

PG tem mais 34 casos e duas mortes pela covid

Concurso de fotografia do Sintropas premia ganhador

Homem leva dois tiros em bairro de PG nesta manhã

Escritora ponta-grossense lança sexto livro infantil
Homem é atingido por dois tiros na região da Boa Vista
PG realiza mais de 300 exames preventivos para as mulheres
Em casa, Operário enfrenta o Coritiba pela Série B
Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

No mês da proteção do idoso, vídeo-leitura de história infantil valoriza a relação familiar entre crianças e bisavós

A proximidade entre uma menina de 9 anos e uma senhora de 94 é contada numa história divertida e lúdica através de um vídeo com a leitura de um livro infantil publicado no YouTube [https://www.youtube.com/watch?v=f3HwzIhJOcM]. A ação faz parte do projeto “Coisas de Sofias” aprovado no PROMIFIC - Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, com patrocínio da Belgotex do Brasil e produção da ABC Projetos Culturais.

A obra mostra a cumplicidade entre uma bisavó e uma bisneta, cuja diferença de idade é de 85 anos. A história é pautada na relação real entre duas Sofias, filha e avó da autora Alessandra Perrinchelli Bucholdz. Com a proposta de ampliar a experiência da leitura, o livro traz QR Codes com imagens e documentos que contam a história da bisa, com imagens dela Alemanha durante a II Guerra Mundial, vídeo com a receita do famoso pierogue da família, depoimento das duas Sofias, entre outras curiosidades.

“Coisas de Sofias é um livro que traz à tona uma relação intensa e marcada por grande afeto, respeito e generosidade mútua entre duas gerações tão distintas. Ele também valoriza a história de vida, mostrando como ela está conectada com acontecimentos históricos que definem o rumo da humanidade”, afirma Alessandra.

O audiovisual foi lançado aproveitando a campanha Junho Violeta que se dedica à proteção das pessoas idosas, considerando como marco o dia 15 que é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Ações que valorizam a pessoa idosa contribuem para a consciência e proteção desse grupo. Além disso, a narrativa estimula a conversa entre as gerações mais novas e as mais velhas, buscando curiosidades sobre suas origens, o conhecimento sobre a história da família e o respeito à sabedoria dos mais velhos

A coleção Memórias Afetivas

A coleção lançada a partir do selo "Memórias afetivas" incentiva a produção literária dirigida ao público infantil inspirada em memórias que permeiam a vida dos autores. Além de gerar muita identificação, a ideia é estimular o leitor a também escrever suas próprias memórias. A coleção ainda inclui outros três títulos: Reinações de vô Tonico, Um aniversário especial e A lata de cortar cabelo.

O projeto promoveu um concurso literário lançado em parceria entre a Editora ABC Projetos e a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. Foram trinta histórias escritas por alunos dos quartos e quintos anos da rede pública municipal de Ponta Grossa que viraram um livro digital disponível para download no link: https://drive.google.com/file/d/1rEC28uV-Fg5unmCt0ztM2-t2xdd4Kc0g/view. Os textos narram causos e casos sobre os avós das crianças e o relacionamento entre eles.

PUBLICIDADE

Recomendados