Estação Saudade instalará gradil para proteção | aRede
PUBLICIDADE

Estação Saudade instalará gradil para proteção

Sesc PR recebe autorização para instalação de gradil de proteção na Estação Saudade

Sesc PR solicitou junto ao órgão competente a instalação de grades visando à integridade do imóvel e das pessoas
Sesc PR solicitou junto ao órgão competente a instalação de grades visando à integridade do imóvel e das pessoas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sesc PR recebe autorização para instalação de gradil de proteção na Estação Saudade

Devolvida à população dos Campos Gerais em dezembro de 2019 – após ter intenso trabalho de revitalização – e transformada em unidade cultural do Sesc PR, a Estação Saudade tem sido um espaço de preservação da memória da antiga estação ferroviária da cidade, além de promover programação variada e contar com o Café-escola Estação Saudade do Senac PR.

Como o prédio da Estação Saudade é tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, de propriedade do município de Ponta Grossa, o Sesc PR – que detém a cessão do espaço por 25 anos, podendo ser renovável por igual período – solicitou junto ao órgão competente a instalação de grades visando à integridade do imóvel e das pessoas. “Nos últimos meses temos verificado no entorno do prédio a ocorrência de furtos e do uso de substâncias ilícitas. Somos responsáveis pela segurança e a integridade física do imóvel e das pessoas interessadas na participação em nossas múltiplas atividades e realizações. Pesquisamos e faremos a instalação de um gradil fino, que não impede e nem reduz a visualização do imóvel. O objetivo do Sesc é proporcionar maior segurança e bem-estar, sem a menor intenção de criar obstáculo de acesso; aliás, ampliamos os dias e horários que a unidade e a plataforma poderão ser acessadas”, ressalta o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

A Prefeitura de Ponta Grossa, na antiga gestão, em abril de 2020, analisou o pedido feito pelo Sesc PR e autorizou a obra como medida de segurança e proteção do patrimônio público. A Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC), ligada à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, também expediu parecer favorável à instalação das grades. O documento diz que “trata-se de uma intervenção reversível e que, em especial, visa à integridade e conversação do bem”.

As obras de instalação terão início no mês de julho. Serão 268,23 m² de gradil e o acesso ao local será feito por um portão, nos horários de funcionamento do Sesc Estação Saudade. 

Unidades culturais

O Sesc PR, desde junho de 2005, foi pioneiro na ocupação, restauro, implantação e administração de unidades culturais no Sistema Sesc em todo o Brasil, sendo seguido por diversas outras regionais. Os programas culturais ganharam enorme relevância e atenção, beneficiando todas as comunidades, com a  preservação e difusão da memória cultural e histórica.

Funcionamento

A fim de possibilitar o acesso à unidade cultural do Sesc PR o maior tempo possível, foram ampliados os dias e os horários em que a unidade e a plataforma podem receber os visitantes. O espaço só permanece fechado às segundas-feiras, para manutenção e limpeza.

Confira os horários e agende uma visita:

Sesc  Estação Saudade:

De terça a sexta-feira: das 9h às 21h

Aos sábados e domingos: das 10h às 19h

Café-escola do Senac PR:

De terça a sexta-feira: das 11h às 20h

Aos sábados e domingos: das 14h às 19h

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE