Instituições e entidades de PG lamentam morte de Wosgrau | aRede
PUBLICIDADE

Instituições e entidades de PG lamentam morte de Wosgrau

UEPG, Associação dos Engenheiros e Arquitetos, ACIPG, sindicatos e partidos políticos emitiram notas de condolências aos familiares e amigos do ex-prefeito

Instituições emitiram notas de condolências aos familiares e amigos do ex-prefeito
Instituições emitiram notas de condolências aos familiares e amigos do ex-prefeito -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

UEPG, Associação dos Engenheiros e Arquitetos, ACIPG, sindicatos e partidos políticos emitiram notas de condolências aos familiares e amigos do ex-prefeito

Diversas instituições, associações, sindicatos e partidos políticos de Ponta Grossa emitiram notas de pesar, entre a noite desta terça-feira (13) e a manhã da quarta-feira (14), lamentando a morte de Pedro Wosgrau Filho, ex-prefeito de Ponta Grossa, aos 73 anos de idade, em decorrência das complicações causadas pela covid-19.

Ele estava no Hospital Geral da Unimed (HGU) desde 6 de junho, quando precisou ser internado em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da covid-19, e deixa sua esposa Maria Isabel Ramos Wosgrau, e os três filhos, Alexandre Ramos Wosgrau, Rafael Ramos Wosgrau e Pedro Wosgrau Neto.

Confira abaixo as notas de algumas instituições:

Universidade Estadual de Ponta Grossa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem na sua história conquistas em parceria com Pedro Wosgrau Filho, lamenta o falecimento do ex-prefeito nesta terça-feira (13).

O professor João Carlos Gomes, ex-reitor da UEPG por três mandatos, lembra da proximidade que Wosgrau sempre manteve com a UEPG. “Ele foi um parceiro da Universidade não só na época do Hospital, mas desde quando iniciamos a transferência do campus para Uvaranas. Nessa época, o reitor era João Lubczyk e Wosgrau era prefeito. Foi um parceiro muito grande, colaborando em muito para que pudéssemos iniciar as obras para a instalação dos primeiros setores da Universidade no campus”, ressaltou. Gomes destacou também a importância do ex-prefeito na construção do Hospital Universitário. “Como prefeito, novamente, viabilizou o que competia a ele e ao município para a construção do hospital na Universidade”.

O curso de Medicina, entre outras conquistas da UEPG, contou com o apoio e o incentivo do então prefeito. “A comunidade de toda a região será beneficiada porque a faculdade virá acompanhada de um hospital”, disse Wosgrau em 2008.

João Carlos Gomes destaca também que esta proximidade rendeu a Wosgrau uma homenagem no Conselho Universitário. “Foi reconhecido como alguém que sempre colaborou com a Universidade Estadual de Ponta Grossa”.

O reitor Miguel Sanches Neto lamenta o falecimento de Wosgrau. “Foi um político que marcou a cidade com obras emblemáticas, como a rodoviária, e sempre apoiou os projetos da UEPG”.

Wosgrau foi o primeiro prefeito eleito após a redemocratização no país, em 1988, com 46.457 votos, no dia 17 de novembro. Foi prefeito do município de Ponta Grossa por três mandatos, entre 1989 e 1992, 2005 e 2008, e, 2009 e 2012.

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Estaduais de Ensino Superior de Ponta Grossa

A direção do SINTESPO presta suas condolências à família e amigos do ex-prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho. Foi durante suas gestões à frente da Prefeitura que o SINTESPO obteve duas grandes vitórias. Em 1991, assinou a lei que deu o título de utilidade pública ao sindicato e em 2007 sua atuação foi decisiva para obtenção do terreno onde hoje está construída nossa sede. Nossa cidade perde uma de suas lideranças políticas de maior destaque. Seu legado permanece.   

Associação dos Engenheiros e Arquitetos

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do engenheiro civil e ex-prefeito de Ponta Grossa Pedro Wosgrau Filho. Profissional com ampla atuação no setor da construção civil e na incorporação de grandes obras,  Pedro Wosgrau Filho também era dotado de grande representatividade política, deixando sua marca como prefeito eleito por três mandatos em Ponta Grossa. Aos familiares e amigos nossos  mais profundos sentimentos.

ACIPG

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), na figura do presidente Douglas Fanchin Taques Fonseca e todos os diretores, lamenta profundamente a perda do ex-prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho.

Wosgrau foi uma importante figura na história da cidade e teve papel decisivo no desenvolvimento de Ponta Grossa nas últimas décadas. Seja quando esteve à frente da Prefeitura, por três mandatos, ou na figura de empresário e representante do setor produtivo de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho sempre esteve presente nos momentos mais decisivos do avanço econômico que o município testemunhou nas últimas décadas.

Ao longo destes anos Wosgrau sempre se manteve aberto ao diálogo, foi parceiro da ACIPG em diferentes ocasiões e seu falecimento representa uma grande perda para Ponta Grossa.

Aos familiares e amigos, a ACIPG presta os profundos pêsames e solidariedade neste momento de imensa dor.

Partidos políticos

PT: Os integrantes do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Ponta Grossa vêm a público prestar suas condolências aos familiares e amigos do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho. Sua história política, sendo o único prefeito eleito por três vezes em nossa cidade, deixa um legado importante para nossa democracia.

PSB: O Partido Socialista Brasileiro (PSB), diretório de Ponta Grossa, lamenta a perda do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho, vítima da Covid-19.  Empresário reconhecido no setor privado e com relevantes serviços prestados à cidade como gestor municipal, seus três mandatos foram marcados por obras importantes, entre elas o Terminal Central, o Hospital Municipal Amadeu Puppi, a Biblioteca Pública, entre tantas outras ações. Nesse momento de dor, o PSB se solidariza com a família do ex-prefeito, que ficará marcado na história de Ponta Grossa e do Paraná. 

Diocese de Ponta Grossa

O ex-prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, morreu no final da tarde desta terça- feira (13), aos 73 anos. Ele estava internado desde o dia 7 de junho em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral da Unimed, após complicações causadas pela Covid-19. Engenheiro civil, Wosgrau foi prefeito de Ponta Grossa por três vezes. O primeiro mandato foi de 1989 a 1992. O bispo de Ponta Grossa, dom Sergio Arthur Braschi, fez questão de manifestar o seu pesar.

“Recebendo a triste notícia da morte do respeitado ex-Prefeito e caro amigo Pedro Wosgrau Filho, celebrei Santa Missa em sufrágio no começo da noite   13 de junho. Recordo-o como cristão valoroso, que não temeu dedicar-se por sua cidade em três mandatos: o mandato público é forma eminente da Caridade, porque é servir ao povo, ao bem comum. Apresento minha oração e palavra de conforto à Maria Isabel e filhos, na certeza da fé católica na Ressurreição que ele professou, recordando seu empenho e criatividade pelo término de nossa Catedral e o carinho de sua amizade”. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE