PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Em PG, público de 18 a 35 anos agendará vacina por app

Ponta Grossa

19 de julho de 2021 10:30

Da Redação


Relacionadas

Colisão no Jardim Carvalho deixa ciclista ferido

Motorista foge após causar acidente na Souza Naves

Rotary Lagoa Dourada Open de Tênis reúne 200 participantes

Pavimentações avançam em bairros de PG
IMM tem consolidação nacional em Justiça Restaurativa
Reajuste da tarifa deve ser apresentado depois do feriado
Saldo do emprego em PG é positivo pelo 5º mês seguido
A população desta faixa etária receberá notificação com local, dia e horário para receber a primeira dose Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Através de cadastro no aplicativo, a população desta faixa etária receberá notificação com local, dia e horário para receber a primeira dose

A partir desta semana, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), departamento de  Imunização e  Atenção Primária, abrirá cadastro, para os munícipes receberem a vacinação contra a Covid-19, através de um aplicativo para smartphone, o "Vacina PG". O público que já pode ser cadastrado é da população geral, entre 18 e  35 anos. 

"Nossas equipes da  Saúde estão trabalhando firme nas ações de  vacinação da população. Tudo que for elaborado para somar e para melhorar nós vamos fazer. Hoje em dia a  maior parte das pessoas contam com um aparelho de celular com aplicativos, por isso acaba sendo uma ferramenta de fácil acesso para todos. O Vacina  PG vem para deixar ainda mais ágil os cadastros e chamamentos da população", declara a prefeita, Elizabeth  Schmidt.  

O aplicativo está disponível e já pode ser baixado na loja virtual do smartphone gratuitamente, tanto para iOS, quanto para Android. "Agora entramos na fase de vacinação da maior população. O aplicativo é um ferramenta que trará mais facilidade e dinamismo para o processo de vacinação. Através dele saberemos o público real de cada faixa etária para aplicação da dose, além de garantirmos um banco de dados mais seguro e  transparente", explica o presidente da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco. 

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus  Ponta Grossa, através do curso de Ciência da Computação, e também com incentivo financeiro da rede de Supermercados Condor. "Este projeto, de caráter emergencial, juntou alunos e professores em busca de um apoio às unidades de saúde, promovendo uma vacinação mais eficiente contra essa doença que têm impactado nossa cidade e nossas famílias. Acreditamos ainda que somente com a união entre instituições públicas e privadas poderemos garantir os melhores recursos para toda população. E finalmente, incentivamos nossos alunos a honrar o juramento de trabalhar em benefício dos avanços tecnológicos beneficiando e devolvendo a comunidade o que aprenderam enquanto estudantes", destaca a professora da UTFPR, Mauren Louise Sguario Coelho de Andrade.

Para se cadastrar no aplicativo será obrigatório ter o Cartão SUS. Aqueles que ainda não contam com o número do documento, poderão se dirigir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e fazer a solicitação. Para as pessoas que contam com plano de saúde, basta verificar na carteirinha do plano o número onde está escrito "CNS", este deve ser inserido no momento do cadastro. A mesma orientação de procurar a Unidade de referência também vale para as pessoas que não têm acesso a internet, não utilizam smartphone ou que por algum motivo não conseguem baixar o Vacina PG. Caso o aplicativo apresente a mensagem "CNS inválido" a orientação é a mesma, que procure a UBS mais próxima. 

As pessoas que estiverem cadastradas na nova ferramenta serão chamadas assim que tiverem doses disponíveis, de acordo com a faixa etária. Esses chamamentos ocorrerão conforme a disponibilidade de doses, sendo neste modelo a data de nascimento o critério de chamamento, do mais velho para o mais novo. A FMS trabalha com a estimativa que Ponta Grossa conta com aproximadamente 100 mil pessoas nesta faixa etária de 18 a 35 anos, mas o quantitativo do público alvo é apenas uma previsão, pois muitos já receberam a aplicação da vacina em outras categorias. Nesses casos o próprio aplicativo indicará que a pessoa está aguardando a segunda dose.  

Todas as pessoas cadastradas receberão uma notificação no aplicativo e um e-mail no endereço cadastrado indicando o dia, local e horário da aplicação da vacina. É necessário comparecer no local da vacinação com documentos pessoais, RG, CPF e carteira de  vacinação.  

 

Demais grupos

O público de 36 anos ou mais, público prioritário e os de segunda dose, continuarão agendando sua dose  no site oficial da Prefeitura. "Este é um momento de transição de plataforma, onde serão feitos ajustes necessários de acordo com a demanda  que for surgindo. Nossa intenção é que o aplicativo se torne referência para todas as vacinas do calendário oficial, porém o foco, neste momento, será a vacinação contra a  Covid-19", comenta a coordenadora do Departamento de Imunização, Stela Godoy. 

 

Passo a passo para público de 18 a 35 anos

1. Emitir/consultar número Cartão SUS na UBS mais próxima

2. Baixar o app Vacina PG

3. Realizar o cadastro na plataforma

4. Aguardar notificação para aplicação de 1ª dose

5. Aguardar notificação para aplicação de 2ª dose

6. Comparecer no local indicado com documentos pessoais e carteirinha de vacinação

 

Passo a passo para demais públicos (36+, grupos prioritários, grupos que aguardam a 2ª dose)

1. Acompanhar as divulgações com chamamento de cada grupo

2. Agendar no site da Prefeitura quando for seu grupo

3. Comparecer no local do agendamento com documentos pessoais e carteirinha de vacinação


Informações da Prefeitura de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Recomendados