Câmara de PG deve abrir CPP para investigar Izaías | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG deve abrir CPP para investigar Izaías

Vereador foi preso, na última sexta-feira (16), acusado de praticar violência doméstica contra a sua ex-esposa; ele foi liberado após pagar fiança.

Comunicado aconteceu nesta segunda (19), na Casa de Leis.
Comunicado aconteceu nesta segunda (19), na Casa de Leis. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

*atualização às 15h10, de 20/07/2021- Mirielle sobre abertura da CPP.

Vereador foi preso, na última sexta-feira (16), acusado de praticar violência doméstica contra a sua ex-esposa; ele foi liberado após pagar fiança

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), a pedido do vereador Izaías Salustiano (PSB), solicitará a abertura de uma Comissão Parlamentar Processante (CPP) para investigar os atos recentes de Izaías, que foi preso e acusado de violência doméstica contra a sua esposa Mirielle Antônia Costa, na última sexta-feira (16). O pedido será apresentado pelo parlamentar Filipe Chociai (PV), vice-presidente do Legislativo ponta-grossense e representante do Poder Executivo. O comunicado aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), durante a ‘Sessão Ordinária’.

Após a solicitação ser protocolada, a proposta vai ao Plenário para ser aceita – ou não – pelos vereadores. Caso seja aprovada, é formada a ‘Comissão’ e os trabalhos de investigação dão início. Segundo a assessoria da CMPG, “a princípio, não há necessidade de afastamento ou convocação de suplente”, diz ao Portal aRede. Izaías foi preso e encaminhado para a 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa (13ª SDP), porém foi liberado após pagar uma fiança de R$ 4,4 mil.

De acordo com a sua esposa, Mirielle, a ação criminal contra o marido dará continuidade e que não seria a primeira vez que ele a teria agredido. “Uma ocasião ele tentou me jogar da escada do escritório. Sofri agressões morais e humilhações”, disse na última sexta (16) ao Portal aRede. No mesmo dia, diversas lideranças se manifestaram, repudiando os atos do parlamentar ponta-grossense, entre elas o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a própria Câmara Municipal.

Segundo Izaías, durante a ‘Sessão Ordinária’, a abertura da CPP seria “para que esse parlamentar tenha possibilidade de produzir defesa, esclarecimentos, para dar uma resposta a comunidade, mas também ao Paraná e Brasil. É da minha índole que todos os fatos sejam esclarecidos. Sou veementemente contra qualquer tipo de violência”, explica ao afirmar que “nunca agredi a minha ex-esposa”.

Também na última sexta (16), uma das filhas do vereador relatou, via redes sociais, que “vivo com meus pais desde os três (anos), aproximadamente. Durante todo esse tempo, a situação é a seguinte: manipulação, abuso verbal, abuso psicológico e diversos episódios de violência, inclusive na presença de terceiros e família”, relatou Racliff Letícia.

Entenda o caso

O vereador ponta-grossense Izaías foi preso, na madrugada da última sexta (16), acusado de violência doméstica contra a ex-mulher, Mirielle Antônia Costa. O político foi preso em flagrante, encaminhado para a 13ª SDP e liberado sob o pagamento de fiança.

De acordo com as informações apuradas pela redação do Portal aRede, o parlamentar estava em uma chácara na região do Contorno, quando sua ex-esposa o teria flagrado com uma outra mulher. Diante do fato, Izaías teria agredido física e verbalmente a ex-companheira.

Delegado detalha prisão de vereador

O delegado da Polícia Civil, Fernando Jasinski, detalhou como tudo aconteceu. "Eles tiveram uma discussão e acabaram entrando em vias de fato. Ela sofreu lesões leves na região da boca. Diante deste contexto, que se aplica a Lei Maria da Penha, ele foi preso e na sequência arbitrado fiança. O valor foi pago e agora ele deverá responder em liberdade".

Jasinski afirma que o vereador relatou "algumas condutas relacionadas a convivente, que serão apuradas pela Polícia Civil".

* Atualização

Sobre a abertura da CPP por parte da Câmara Municipal, Mirielle afirmou ao Portal aRede que "meu posicionamento é extremamente favorável à abertura da CPP para investigar os atos recentes de Izaías, e, de que os fatos sejam realmente apurados conforme os princípios da administração pública. Meu desejo é de que a nossa Casa de Leis tenha presteza e celeridade na investigação, para que se apurem os fatos", explica.

Assuntos semelhantes:

Grupo repudia violência contra a mulher na Câmara de PG.

Em nota, vereadores repudiam atos de Izaías Salustiano.

Assessora de advogada se posicionam sobre Salustiano.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE