Moradores denunciam praça abandonada no Órfãs | aRede
PUBLICIDADE

Moradores denunciam praça abandonada no Órfãs

Mato alto, aparelhos danificados e uso de drogas e álcool no local são as principais reclamações

VÍDEO
aRede.info
Moradores pedem providência da Prefeitura em 'praça abandonada' no Órfãs. Vizinhos se revezam para realizar a limpeza do local. Veja no Portal #aRede. | Autor: aRede.info

Igor Rosa

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Mato alto, aparelhos danificados e uso de drogas e álcool no local são as principais reclamações

O que era para ser uma área de lazer e diversão se tornou uma dor de cabeça para os moradores do bairro Órfãs, em Ponta Grossa. A denúncia é sobre a praça Ana Baptista Miró Guimarães, que não recebe manutenção há meses. O espaço público fica no cruzamento das ruas Herculano de Freitas e Júlia Lopes. De acordo com os moradores, o local agora é usado para uso de drogas e álcool. 

Mato alto, aparelhos danificados e descaso do poder público. Este é o relato de Ocimar Krüguer, que mora em frente a praça. "Aqui é totalmente abandonado. Lugar de encontro de drogado, de bêbado. Não limpam aqui há meses. Tem uma vizinha aqui que limpa a praça, fazem o possível, mas a Prefeitura total abandono. Já fizemos diversos pedidos e não tivemos nenhum retorno", relata o morador. 

A praça fica ao lado de uma escola municipal e de uma quadra de esportes. Vândalos invadem estes espaços e fazem uso de entorpecentes. "A  gente reclama e liga, não vem um guarda municipal e nem a fiscalização da covid, que a gente chama. O pessoal se reúne aqui, aglomerado, todos sem máscaras, sem distanciamento", complementa. "Nós gostaríamos muito que olhassem por nós aqui, porque estamos abandonados mesmo. Uma limpeza periódica na praça, para que as crianças possam usar o espaço com segurança", finaliza Krüguer. 

Em nota ao Portal aRede, a Prefeitura ressalta que as equipes estão diariamente nas ruas para atender as demandas. Contradizendo o que os moradores relataram, a assessoria de imprensa reforçou que a última manutenção nesta praça foi há 30 dias. Leia na íntegra:

A manutenção do espaço, com a limpeza e corte de grama, foi realizada nesta praça há cerca de um mês e já está no cronograma para ser contemplada novamente nas próximas semanas. O Departamento de Saneamento Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, cumpre um cronograma em toda a cidade, dividindo as equipes entre diferentes praças, parques e áreas públicas, atendendo as solicitações da população registradas através do sistema Prefeitura 156. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente deu início há poucos meses a uma força tarefa para realizar a revitalização de diversos espaços públicos de lazer, com a restauração dos equipamentos instalados, manutenção de pinturas e estruturas físicas, além de novo paisagismo. Este trabalho teve início pelas principais praças da cidade, que recebem maior fluxo de pessoas, como o Parque Monteiro Lobato, a Praça Getúlio Vargas - já concluídos -  e a Praça Barão do Rio Branco, que deve iniciar nos próximos dias. 

Como temos muitas áreas que exigem manutenção na cidade, às vezes é preciso aguardar um pouco até que o cronograma consiga contemplar a região solicitada. De qualquer forma, todos os dias temos todas nossas equipes nas ruas realizando a limpeza em diversas áreas públicas, como nas proximidades da Arena Multiuso ou mesmo canteiros de vias públicas, como a Avenida Dom Geraldo Pelanda e a Rua Francisco Búrzio, serviços realizados nos últimos dias. Reforçamos a importância de que as solicitações sejam registradas no sistema da Prefeitura, somente dessa forma os trabalhos poderão ser incluídos no cronograma de serviços das equipes responsáveis.

OUTROS PROBLEMAS

Na rua ao lado da praça, uma casa desocupada que estava para alugar foi invadida por usuários de drogas e vândalos. O lugar se tornou palco para farra e uso de entorpecentes. Os moradores já tentaram contato com a Guarda Civil Municipal para aumentar o patrulhamento na região, porém isso ainda não aconteceu.

RESULTADO

A reportagem com a denúncia dos moradores, que reivindicam atenção da Prefeitura, foi ao ar na manhã desta quinta-feira (29). No mesmo dia, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente estiveram no local realizando a manutenção. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE