Projeto em PG ajuda migrante a obter trabalho | aRede
PUBLICIDADE

Projeto em PG ajuda migrante a obter trabalho

Cáritas cria plataforma e intermedia colocação no mercado

O cadastro pode ser preenchido pelo próprio migrante
O cadastro pode ser preenchido pelo próprio migrante -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cáritas cria plataforma e intermedia colocação no mercado

Um projeto nacional da Cáritas que possibilita ao migrante e refugiado se colocarem no mercado de trabalho está sendo lançado em Ponta Grossa. Uma plataforma na internet conecta migrantes e refugiados com empresas que queiram contratar. O cadastro na plataforma é bem simples e pode ser preenchido pelos próprios migrantes sozinhos. Quem não tiver computador, celular ou internet pode procurar a sede da Cáritas Diocesana, na Vila Liane, e fazer o cadastro. Ponta Grossa é a sede piloto do Brasil.

De acordo com a acadêmica de Serviço Social e responsável pelo projeto na Cáritas, Gislaine da Rosa, o projeto é nacional e a cidade está sendo teste piloto para adesão das empresas e cadastramento das vagas de trabalho. “O contato com as empresas iniciou em junho. Muitos empresários gostaram da iniciativa, parabenizaram a Cáritas pelo projeto, mas, por enquanto, durante esse tempo as empresas não se cadastraram na plataforma. Muitas estão estudando o projeto”, comenta Gislaine, contando que foram contatadas em torno de 25 empresas em Ponta Grossa.

Segundo Gislaine, o projeto é simples e não tem custo. Vários migrantes estão com os seus currículos cadastrados na plataforma. A ideia, agora, é conversar com os empresários para divulgar a iniciativa. “Estamos fazendo o lançamento para tentar mais adesão das empresas. Como é um projeto piloto aqui em Ponta Grossa estamos tentando a maior adesão possível de empresas. Buscamos sensibilizar essas empresas e vagas de trabalho. Quando a empresa contrata migrantes, ela traz diversidade no ambiente de trabalho. Esses migrantes têm qualificação e normalmente falam mais de um idioma”.

A intenção da Cáritas é ajudar na colocação de migrantes e refugiados no mercado de trabalho e apoiar a reconstrução de suas vidas no Brasil, ressalta a responsável pelo projeto. No próximo dia 10, às 9 horas, será feita uma roda de conversa com as empresas para conhecerem o Projeto Novos Rumos Migrantes. O encontro será pela plataforma da internet.

A plataforma já está no ar desde janeiro: www.novosrumosmigrantes.com.br.

Apoio

Além do ‘Novos Rumos Migrantes’, a Cáritas também desenvolve o Projeto Caminhos de Oportunidades, que é uma junção de esforços para se obter mais resultados. Esses projetos oferecem ferramentas para o migrante não se sentir sozinho e ter uma oportunidade de um recomeço no Brasil. O ‘Caminhos de Oportunidades’ é de iniciativa da Cáritas Brasileira Regional Paraná, implementado pela Organização Internacional para as Migrações, com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

“Nós temos como objetivo auxiliar na inserção econômica e laboral de venezuelanos e migrantes da região. Atualmente, Ponta Grossa já conta com cerca de 50 beneficiários no projeto, dentre os quais, ao menos 36 são mulheres. Nossa primeira etapa foi de cadastro e entrevista dos migrantes, para conhecer o perfil de cada um e seus objetivos profissionais. Após o cadastro buscamos cursos profissionalizantes que se encaixam com suas habilidades para impulsionar os currículos, como por exemplo de auxiliar administrativo e almoxarife”, detalha Gislaine da Rosa.

O projeto também organiza oficinas e workshop de entrevista de emprego e elaboração de currículos, para que todos se sintam capacitados em aplicar para uma vaga de emprego. Sessões de Direito, envolvendo direitos trabalhistas e relações de gênero também serão ofertadas aos beneficiários para que possam compreender um pouco mais sobre a dinâmica dos direitos e deveres trabalhistas do Brasil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE