PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Sesi Ponta Grossa abre a partir deste mês inscrições para o Eja

Ponta Grossa

04 de agosto de 2021 14:05

Da Redação


Relacionadas

Motorista se desespera e carro capota em rua sem saída em PG

Incêndio criminoso destrói três casas em Uvaranas

PG tem 97% do público vacinado com a 1ª dose

UEPG desmente vazamento de tema do vestibular
Adolescente morto em bar de PG é identificado
Homem entra em bar, mata um e fere dois no Sabará
Vestibular de Primavera da UEPG acontece hoje
SESI Ponta Grossa está com inscrições abertas para as turmas de EJA para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, não apenas para trabalhados da indústria, mas para a comunidade em geral. Foto: Gelson Bampi/Sesi
PUBLICIDADE

Mais de 5 mil trabalhadores de indústrias em Ponta Grossa têm a oportunidade de concluir seus estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi

Um levantamento realizado com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia apontou que, em 2019, mais de 256 mil trabalhadores das indústrias instaladas no Paraná ainda não tinha concluído o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A cidade de Ponta Grossa representa 2% deste total. São 5.969 trabalhadores de indústrias que ainda têm a oportunidade de concluir seus estudos iniciais por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Atento a este cenário, o SESI Ponta Grossa está com inscrições abertas para as turmas de EJA para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, não apenas para trabalhados da indústria, mas para a comunidade em geral. As aulas são 100% gratuitas, sem taxa de inscrição, e 100% online, com um encontro semanal em formato presencial conectado, onde o aluno pode ter contato com o professor da disciplina por meio da plataforma Microsoft Teams.

“Atualmente, os postos de trabalho estão cada vez mais concorridos e, essa questão, aliada a falta de formação básica, reflete em um profissional totalmente à margem do processo. E é justamente essa realidade que queremos transformar. Por meio do EJA, o Sesi está oferecendo muito mais que um diploma reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação; oferece uma possibilidade de recomeço. É notória a mudança de comportamento dos alunos refletida no seu posicionamento pessoal e profissional. O que nós fazemos aqui é transformar vidas e impactar positivamente famílias inteiras por meio da educação, em busca de uma sociedade melhor e com mais oportunidades para todos”, explica Reinaldo Luan Rodrigues, Coordenador de Educação do Sesi Ponta Grossa.

“O Sesi me ajudou muito porque depois do sétimo ano, nunca mais consegui aprovação na escola regular. Reprovei a sétima série três vezes, fiz um provão em Manaus, onde eu morava na época, e consegui concluir o Ensino Fundamental. Cheguei em Ponta Grossa em 2014, me matriculei no 1° ano do Ensino Médio e reprovei novamente. Cumpri o alistamento militar obrigatório e abandonei os estudos. Reprovei muito porque eu sempre tive déficit de atenção, achava que não ia conseguir nunca. Antes do Sesi, já tinha tentado em outras escolas e nunca consegui terminar. Quando fui trabalhar na JBS, um colega, que estudava no SESI, comentou comigo que era gratuito para trabalhadores da indústria; aulas uma vez por semana presencial e o restante online. Me animei, fui ao Sesi e me matriculei. No Sesi foi diferente. Tive muita ajuda dos professores. Eles perceberam minha dificuldade e ficavam ao meu lado, até eu aprender realmente, porque essa dificuldade de prestar atenção ainda persiste. Então, com muita persistência dos professores eu consegui concluir todas as disciplinas. Depois disso, consegui uma promoção no trabalho, graças ao Ensino Médio concluído, e hoje sou acadêmico de Administração na Unopar. Aprendi no Sesi que com muita persistência em algo que você deseja, você consegue. É só querer”, completa Gabriel dos Santos Lima Rangel, egresso de 2019 do EJA Sesi Ponta Grossa.

O EJA do Sesi está organizado por disciplinas (módulos), cursadas uma de cada vez, com duração variada, de duas semanas a três meses. Desta forma, os novos alunos podem ingressar quando um novo módulo/disciplina estiver iniciando, ou seja, há várias oportunidades de entrada ao longo do ano. As inscrições para a próxima turma do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) podem ser realizadas até 13/08 e, para o Ensino Médio, até o dia 10/09.

O EJA ofertado pelo Sesi é 100% gratuito para trabalhadores da indústria e seus dependentes. Para comunidade em geral também é 100% gratuita, desde que os interessados tenham cursado educação básica em escola pública, ou em instituições privadas na condição de bolsistas integral; e/ou tenham registro ou sejam membros de família cadastrada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), além de preencherem a declaração de baixa renda no ato da inscrição na secretaria da unidade.

Desde 2013, o Sesi Ponta Grossa trabalha com o EJA e mais de 40 indústrias da região têm seus trabalhadores matriculados para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Em 2020, mesmo com as adaptações em decorrência da pandemia, mais de 600 novos alunos ingressaram na instituição com objetivo de concluir seus estudos por meio da Educação para Jovens e Adultos.

SERVIÇO:

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Sesi Ponta Grossa

Matrículas: até 13/08 para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e até 10/09 para Ensino Médio.

Documentos necessários: RG; CPF; comprovante de residência; Certidão de Nascimento ou comprovante de Estado Civil (certidão de casamento; divórcio; união estável); e Histórico Escolar. Os alunos também devem informar um e-mail e telefone (WhatsApp) para contato.

A matrícula pode ser realizada de modo presencial na secretaria do Colégio Sesi da Indústria Ponta Grossa (Av. João Manoel dos Santos Ribas, 405 - Nova Rússia) ou pelo telefone (42) 3219-5039 (também WhatsApp).

PUBLICIDADE

Recomendados