Elizabeth encaminha à Câmara PL de reforma administrativa | aRede
PUBLICIDADE

Elizabeth encaminha à Câmara PL de reforma administrativa

Projeto de Lei cria novas secretarias municipais, transforma Afepon em Agência de Inovação e extingue a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (PSD).
Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (PSD). -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Projeto de Lei cria novas secretarias municipais, transforma Afepon em Agência de Inovação e extingue a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT)

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), por meio da prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD), apresentou o Projeto de Lei (PL) 191/2021 que traz mudanças na estrutura administrativa do Poder Executivo. A proposta foi enviada à Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) e agora tramita dentro do Legislativo. Dentre as principais mudanças, está a criação da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, da Agência de Inovação e Desenvolvimento, e a extinção da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

Segundo o PL, a proposta “consolida todas as modificações da estrutura administrativa” que ocorreram no decorrer de quase 20 anos, dessa forma, substituindo a atual lei de organização administrativa – Lei nº 6.678/2001. Ainda de acordo com trecho do documento, “é muito importante frisar que o projeto não aumenta a despesa com a criação de novos órgãos, ele simplesmente compila os já existentes ou renomeia para a finalidade de sua adequação ao tempo presente”.

Portanto, por meio do PL, a estrutura do Poder Executivo passa a contar com duas novas ‘Pastas’: Secretaria Municipal de Cultura; e Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social – ela substituirá a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais. Confira abaixo a composição:

1. Gabinete do Prefeito;

2. Gabinete do Vice-Prefeito;

3. Procuradoria Geral do Município;

4. Controladoria Geral do Município;

5. Secretaria Municipal de Governo;

6. Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos;

7. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento;

8. Secretaria Municipal da Fazenda;

9. Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública;

10. Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional;

11. Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social;

12. Secretaria Municipal de Serviços Públicos;

13. Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

14. Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

15. Secretaria Municipal de Educação;

16. Secretaria Municipal de Cultura;

17. Secretaria Municipal de Esportes;

18. Secretaria Municipal de Turismo.

A nova pasta nomeada ‘Família e Desenvolvimento Social’ concentrará os serviços públicos de proteção social não vinculados ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS), como é o caso da proteção da mulher em situação de risco, o selo social e a proteção das famílias. Além disso, a Secretaria contará com todos os conselhos municipais da área da promoção social, como por exemplo: Conselhos Tutelares; Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres; Conselho Municipal LGBT; entre outros. Os serviços do SUAS serão vinculados a Fundação Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG).

Autarquia extinta

O PL 191/2021 também fala sobre a composição da Administração Indireta, que extingue a AMTT de Ponta Grossa. A proposta distribui as atividades da autarquia com duas secretarias: de Infraestrutura e Planejamento; e de Cidadania e Segurança Pública. Portanto, ficará assim designado:

- Para a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública: superintendência de trânsito e segurança viária; departamento de engenharia viária; coordenadoria do estacionamento regulamentado; e fundo municipal de trânsito;

- Passa para a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento: departamento de transportes.

A mudança, segundo a PMPG, “privilegia a economicidade, com a redução de custos de manutenção de uma estrutura descentralizada, racionaliza o serviço”.

Inovação em PG

Como noticiado pelo Portal aRede em 5 de agosto (mais informações clique aqui), a Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon) passará a se chamar Agência de Inovação e Desenvolvimento (AID), onde os serviços de iluminação pública ficarão designados para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Ficará como competência da Agência “fomentar a criação de um ambiente de negócios propício para a inovação e o desenvolvimento sustentável do Município de Ponta Grossa”, explica parte do PL 191/2021. Essa, que será comandada por Tônia Mansani de Mira, coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação e presidenta da atual Afepon.

Por fim, em seu artigo 32, as mudanças apresentadas na reformulação administrativa do Poder Executivo terão validade a partir de 1º de janeiro de 2022. O PL 191/2021 na íntegra pode ser acessado clicando aqui.

Assuntos semelhantes:

Placas de nomes de ruas chegam aos bairros de PG.

Elizabeth participa de evento do 'Prefeito Amigo da Criança'.

Prefeitura lança Cartilha Virtual do Programa do Primeiro Emprego.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE