Jocelito e Rangel têm contas aprovadas pelo Legislativo | aRede
PUBLICIDADE

Jocelito e Rangel têm contas aprovadas pelo Legislativo

Contas foram apreciadas e votadas na tarde desta segunda-feira (16); Jocelito e Rangel agradeceram à Casa de Leis pela votação.

Jocelito Canto (à esquerda) e Marcelo Rangel (à direita), ex-prefeitos de Ponta Grossa.
Jocelito Canto (à esquerda) e Marcelo Rangel (à direita), ex-prefeitos de Ponta Grossa. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Contas foram apreciadas e votadas na tarde desta segunda-feira (16); Jocelito e Rangel agradeceram à Casa de Leis pela votação

Os ex-prefeitos da cidade de Ponta Grossa, Jocelito Canto e Marcelo Rangel Cruz de Oliveira tiveram as suas contas aprovadas pela Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). A aprovação, em primeira discussão, aconteceu na tarde desta segunda-feira (16). Ambas as lideranças tinham recebido parecer prévio, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), pela reprovação de suas contas – caso isso acontecesse, eles perderiam seus direitos políticos por oito anos. A apreciação das contas foi um pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR) – mais informações acessando aqui.

Nesta segunda-feira (16), foram votados o Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2021, que dispõe sobre a prestação de contas do Poder Executivo Municipal relativo ao exercício financeiro de 2017 – no caso de Marcelo Rangel –, e o Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2021, que dispõe sobre a prestação de contas do Poder Executivo Municipal relativo ao exercício financeiro de 2000 – no caso de Jocelito Canto.

Marcelo Rangel

No parecer prévio do TCE/PR, foi recomendada a rejeição das contas de Marcelo Rangel “em razão de não cumprimento do disposto art. 23 da LC 101/00 e estornos de empenhos no montante de R$ 12.437.043,41 relacionados à despesa previdenciária que acabaram por sensivelmente influenciar no cálculo das despesas com pessoal”. Entretanto, a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF), em sua maioria, entendeu não haver “qualquer dano ao erário, tão menos desfalque ou desvios, muito menos houve desvio de finalidade”.

Sobre a aprovação de suas contas, Marcelo Rangel diz ao Portal aRede que a Justiça foi feita. “Sou agradecido a Câmara de Ponta Grossa, porque eles avaliaram tecnicamente, acima das discussões políticas. A avaliação técnica me conforma e também tranquiliza a todos os gestores. Agradeço muito a cada parlamentar que fez a avaliação, demonstrando que nós trabalhamos, acima de tudo, pelos interesses da população de Ponta Grossa. Estou muito agradecido e feliz, porque deixamos um legado de idoneidade”, ressalta.

Atualmente Superintendente de Inovação do Paraná, o ex-prefeito também indica que, mesmo com a aprovação de suas contas, segue focado em seu serviço. “Trabalho em prol da população paranaense, e junto do governador que acredito, que demonstra maturidade, seriedade no trato da coisa pública, e as decisões que o grupo tomar serão as minhas. Se for a intenção de termos uma representação no ano que vem, disputando, como sempre fiz na minha vida pública terei lealdade ao governador, ao amigo e priorizando o interessa da maioria. Mas, neste momento, estou focado no meu trabalho, na área da inovação”, conclui.

Foram 15 votos favoráveis contra quatro contrários as contas de Marcelo Rangel. Não votaram a favor do ex-prefeito os seguintes vereadores: Felipe Ramon dos Passos (PSDB), Geraldo Stocco Filho (PSB), Josiane Schade Kieras (PSOL) e Julio Francisco Schimanski Kuller (MDB).

Jocelito Canto

O TCE/PR também emitiu parecer prévio recomendando a reprovação das contas de Jocelito Canto. No documento, são citadas algumas situações como irregularidade formal, caracterizada pela ausência de documentos essenciais à análise das contas; não atingimento do índice mínimo de 25% em gastos com a educação, conforme exigido pelo artigo 212, da Constituição Federal; e subvenção ao Operário Ferroviário Esporte Clube no valor de R$ 60 mil, por exemplo. Mesmo com os apontamentos, e após a defesa de Jocelito, os vereadores decidiram pela aprovação das contas do ex-prefeito.

De acordo com Jocelito, “estou muito aliviado. Entendia que não havia feito nada de errado, fui julgado de forma política pelo TCE/PR e não merecia isso. Graças a Deus os vereadores fizeram a coisa certa e aprovaram as minhas contas. Fico muito contente com isso. Fizeram Justiça a um político que vinha sofrendo por algo que não merecia. Sempre honrarei e cuidarei das coisas de Ponta Grossa”, comenta ao Portal aRede.

Sobre os planos políticos, após a aprovação das contas municipais de 2000, Jocelito reforça que anda “meio cansado para a vida pública. Não sei o que será do futuro. O mais importante é recuperar a minha honra política. Ponta Grossa está precisando um pouco mais de união e esse gesto da Câmara sinaliza isso. Temos que deixar as divergências de lado. Eu, particularmente, acredito que já dei a minha contribuição”, finaliza.

Ao todo, 18 parlamentares votaram pela aprovação das contas de Jocelito, enquanto o vereador Erick Camargo (PSDB) acabou não participando da votação. Ambas as contas serão votadas em segunda discussão, na próxima quarta-feira (18), mas devem permanecer aprovadas pela Casa de Leis.

Assuntos semelhantes:

Contas de Jocelito e Rangel entram em pauta para votação.

Balansin detalha votação de contas de ex-prefeitos.

Kuller pede atenção na votação de contas de ex-prefeitos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE