Vale dos Trilhos alavanca inovação em PG | aRede
PUBLICIDADE

Vale dos Trilhos alavanca inovação em PG

Para incentivar o setor, Ponta Grossa estabeleceu um ambiente regulatório experimental para desenvolvimento e teste de modelos de negócio inovadores

Ponta Grossa pode conceder licença especial para testes de negócios inovadores.
Ponta Grossa pode conceder licença especial para testes de negócios inovadores. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Para incentivar o setor, Ponta Grossa estabeleceu um ambiente regulatório experimental para desenvolvimento e teste de modelos de negócio inovadores

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da governança do ecossistema de inovação Vale dos Trilhos, regulamentou o chamado sandbox regulatório, que prevê a criação de ambientes regulatórios experimentais para desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e empreendedoras. Na prática, o sandbox regulatório permitirá que pequenas e grandes empresas realizem testes de projetos inovadores, que podem ser serviços, produtos ou soluções experimentais, com clientes reais. Com a regulamentação do sandbox, o Vale dos Trilhos alavanca  o setor de inovação em Ponta Grossa, garantindo condições para aumentar a atração de investimentos e a taxa de sobrevivência e sucesso de soluções inovadoras. 

“Com o sandbox regulatório, negócios inovadores podem receber autorizações temporárias de até dois anos para o desenvolvimento de inovações científicas, tecnológicas e empreendedoras. Dessa forma, podem já realizar o teste das soluções antes que sejam retiradas todas as licenças e alvarás necessários para o pleno funcionamento de uma empresa. Esta regulamentação tem potencial de dar um grande impulso ao Vale dos Trilhos, o que será essencial nesse momento de retomada da economia e pode resultar na atração de novos negócios para Ponta Grossa”, avalia a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani.

Ambientes inovadores

O sandbox regulatório de Ponta Grossa está regulamentado através do Decreto Municipal nº 19.377/2021, prevendo ainda a consolidação de ambientes de inovação por meio de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas locais, instituições de Ciência e Tecnologia, entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação, e também organizações de direito privado com atividades de pesquisa e desenvolvimento que objetivem a geração de inovação. 

O edital do sandbox de Ponta Grossa deve ser publicado nos próximos dias, podendo participar qualquer modelo de negócio inovador com potencial de promover ganhos de eficiência, redução de custos, vantagens para o município ou benefícios aos munícipes, como ampliação do acesso do público em geral a produtos e serviços. Além disso, também estão estabelecidos como critérios para participação que o proponente demonstre capacidade técnica para desenvolver a atividade pretendida e os administradores e sócios da empresa tenham ficha limpa de crimes contra a ordem econômica.

“A inovação é o ponto central do nosso governo, por isso, queremos abrir as portas da nossa cidade para garantir o acesso a tecnologias inovadoras, tanto no setor produtivo quanto para todos os cidadãos. Ponta Grossa funcionará como um grande laboratório onde as tecnologias serão testadas e validadas, tanto tecnicamente quanto pela população, tendo a possibilidade de serem aperfeiçoadas e replicadas. Esse é mais um desafio assumido pela administração do município, mais uma ação de inovação para a construção de uma cidade inteligente e para nosso desenvolvimento sustentável”, pontua a prefeita, Elizabeth Schmidt.

Ecossistema de Inovação

O Ecossistema de Inovação Vale dos Trilhos foi instituído por decreto municipal em abril deste ano, estabelecendo eixos para o desenvolvimento integral da atividade de inovação na administração municipal e em toda cidade de Ponta Grossa. Para divulgar informações, ações e eventos do ecossistema de inovação de Ponta Grossa, o Vale do Trilhos lançou o site oficial na última semana. No portal, é possível conferir o Mapa da Inovação, consultar e cadastrar eventos, conhecer mais sobre os eixos e objetivos do ecossistema, além dos projetos desenvolvidos na cidade que possuem a chancela do Vale dos Trilhos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE