PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Doutoranda da UEPG publica livro analisando cultura do BR

Ponta Grossa

19 de setembro de 2021 20:30

Mariana Soek


Relacionadas

PG terá voos diários a partir de março de 2022 para Campinas

Escola de PG tem assédio e onda de protestos

Justiça de PG revoga medidas protetivas contra Milos

Série de assassinatos tem relação com o tráfico de drogas
Sanepar afirma intensificar análise da água de PG
Inscrições de edital da cultura encerram nesta sexta-feira
Vereadores cobram Sanepar por situação da água de PG
PUBLICIDADE

Bárbara analisa interdisciplinarmente e sob o viés crítico à cultura e o patrimônio cultural


A doutoranda da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Bárbara Cristina Kruse, lançou no dia 14 de setembro seu livro, intitulado de “Direito à Cultura no século XXI: percalços e desafios interdisciplinares”, pela editora Sinergia Casa Editorial (Maringá). Na obra, Bárbara analisa interdisciplinarmente e sob o viés crítico à cultura e o patrimônio cultural.

O livro aborda criticamente as dificuldades que a cultura popular enfrenta diante da reprodução do capital, seja em decorrência da indústria cultural, bem como da conjuntura contemporânea, pós-moderna, global, neoliberal e que vivência a crise do Welfare State. Dentro desse panorama, ainda se analisa a cultura brasileira com seu marcante processo histórico, que denota da exploração eurocêntrica no desmonte da cultura indígena e da escravidão, e que se materializa numa acentuada desigualdade social no país. 

A autora propõe uma análise sobre a cultura no Brasil, contextualizada na ordem mundial neoliberal, no movimento dialético entre a mundialização cultural e nas singularidades locais e na distinção cultural personificada nas classes sociais. O livro lança como desafio a imprescindível premência do brasileiro em compreender e defender a nossa cultura.

A obra teve participações especiais, como a do professor Dr. Leonel Brizolla Monastirsky responsável pelo prefácio e o Dr. em geografia Maximillian Ferreira Clarindo, que escreveu o posfácio.  

No momento, o livro está liberado em ebook através na Amazon. Mas a partir de outubro, os interessados podem adquirir o livro físico.

Sobre a autora 

Bárbara é dona de um currículo extenso. Ela é formada em Direito, Geografia e História (formação pedagógica). Possui especialização em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná. É Mestre em Gestão do Território (UEPG) e Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG). 

Percorre a linha de pesquisa ao direito público e ao patrimônio cultural há mais de uma década, além de ocupar a cadeira de Conselheira do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (COMPAC) pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB  e sócia-fundadora da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC).

PUBLICIDADE

Recomendados