PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Assembleia do Povo de Deus aponta caminhos na Diocese

Ponta Grossa

27 de setembro de 2021 09:38

Da Redação


Relacionadas

Rotary Lagoa Dourada Open de Tênis reúne 200 participantes

Pavimentações avançam em bairros de PG

IMM tem consolidação nacional em Justiça Restaurativa

Reajuste da tarifa deve ser apresentado depois do feriado
Saldo do emprego em PG é positivo pelo 5º mês seguido
Polícia Civil e GM prendem tutor por maus-tratos em PG
Justiça de PG condena homem a 2 anos de prisão
Dom Sergio acompanhou toda a Assembleia. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

A Assembleia ocorreu de forma híbrida

Tornar nossas paróquias mais acolhedoras aproveitando as oportunidades que a presença das pessoas favorece, promovendo a metodologia do verdadeiro encontro. Melhorar a articulação e convivência entre as pastorais, criando maior integração entre os serviços. Resgatar e ter clareza dos princípios que norteiam a caminhada da Igreja. Essas foram as principais conclusões a que chegaram os representantes de pastorais, movimentos e associações de toda a Diocese de Ponta Grossa, reunidos na sexta-feira (24) e sábado, para a 41ª Assembleia do Povo de Deus.

Sob a luz do tema ‘Iniciação à vida cristã, Amoris Laetitia e Ano de São José’, abordado com maestria por Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande (RS), a Assembleia ocorreu de forma híbrida. A assessoria do bispo gaúcho auxiliou as discussões que aconteceram no período da manhã do sábado, com a formação de grupos, debate, apresentação das ideias e elaboração da síntese. Para o bispo Dom Sergio Arthur Braschi, que acompanhou tudo, o momento foi de uma riqueza muito grande. “Tivemos representantes de pastorais, movimentos e associações de toda a Diocese. E a mesma coisa está acontecendo nas outras 18 dioceses e eparquias ucranianas. A assessoria de Dom Ricardo está sendo extremamente útil e iluminadora para que na retomada pós pandemia se possa ser uma igreja que serve a sociedade e se aproxima das realidades de carência e de sofrimento”, avaliou.

Ainda segundo Dom Sergio, dentro da grande diversidade de movimentos, pastorais e iniciativas é preciso manter a unidade. “Tem toda a dimensão da formação, integração das pastorais e todos juntos, na iniciação à vida cristã, precisamos ser verdadeiramente discípulos numa atitude de saída, numa aproximação da sociedade concreta: das crianças, jovens, adultos e dos idosos”, acrescentou o bispo, posição que foi reforçada pelo coordenador dos Ministros Extraordinários da Comunhão e da Esperança, Marcos Aurélio Dias. “A preocupação é sempre as pastorais e movimentos trabalharem juntos porque fazem parte da mesma Igreja. Essa é uma dificuldade”, comentou.

Síntese

Os demais pontos acordados na Assembleia do Povo de Deus deste ano disseram respeito a necessidade de acolher aqueles que vêm até a Igreja buscando acolhida, orientação e também os sacramentos; fortalecer o diálogo e a integração entre as pastorais (ir além dos cursos de batismo, noivos, catequese, pastoral familiar, jovens); criar espaços de escuta e convivência considerando as diversas etapas da vida, acolhendo a pessoa que está ali, como ela é; integrar as lideranças, movimentos e pastorais, extrapolando o contato em reuniões dos conselhos pastorais; favorecer a formação constante e permanente para as lideranças.

Também valorizar as iniciativas e ações do dia a dia; combater o desengajamento moral; ter a visão de que o conjunto das pastorais, na sua diversidade, fortalece a unidade de toda a paróquia; ter espírito missionário e protagonizar uma Igreja em saída, que se aproxima das carências humanas e tem por meta cuidar da vida e da Casa Comum; retomar com dinamismo e compromisso as visitas às casas/famílias no pós-pandemia; acolher e valorizar as pessoas nas suas diversas etapas da vida (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos); buscar a presença amorosa e equilíbrio em todas as dimensões do ser humano e tornar as informações mais claras e constantes.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Recomendados