Prefeitura contratará estudo para definir novo transporte | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura contratará estudo para definir novo transporte

Fundação será responsável por elaborar, tecnicamente, o novo serviço público da cidade de Ponta Grossa.

Atualmente, a Viação Campos Gerais é a responsável pelo serviço no Município.
Atualmente, a Viação Campos Gerais é a responsável pelo serviço no Município. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Fundação será responsável por elaborar, tecnicamente, o novo serviço público da cidade de Ponta Grossa

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), por meio da ‘Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo’, contratará uma entidade para elaborar, tecnicamente, o novo modelo de transporte público coletivo da cidade – a atual concessão, de responsabilidade da Viação Campos Gerais (VCG), encerrará em 2023. As duas fundações cotadas são: Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), ligada à Universidade de São Paulo (USP). Ainda não há a confirmação dos valores da contratação, mas tudo indica que nos próximos dias surjam novidades.

As informações são do presidente da ‘Comissão’, e procurador do Município, Márcio Henrique Martins Rezende. Na última quinta-feira (30), o ‘Grupo’ se reuniu com os vereadores de Ponta Grossa para apresentar um resumo do termo de referência que será utilizado para a contratação da fundação. Segundo ele, a entidade apoiará, tecnicamente, a elaboração do edital, acompanhamento da licitação e das audiências públicas, para a modelagem do novo serviço público da cidade ponta-grossense.

Ainda de acordo com Márcio, “não tem nada fechado”, porém o que já se tem certeza é que o transporte deverá ser “moderno, eficiente, sustentável e transparente”. Membros da ‘Comissão’ já visitaram as cidades de Cascavel (PR) e São José dos Campos (SP) com o objetivo de analisar os modelos lá utilizados. Além disso, eles já participaram de conversas com empresas, entidades e serviços que assessoram os transportes públicos de outras regiões.

Por fim, ele reforçou a necessidade do envolvimento da sociedade civil organizada para estruturar o novo serviço em Ponta Grossa. “Queremos a participação da comunidade em geral. A modelagem atual é fadada a falência. Tem que ser benefício ao usuário e não à concessionária”, finaliza Márcio em conversa com o Grupo aRede.

Greve no transporte

Na última quarta-feira (29), a VCG comunicou seus funcionários que poderá parcelar os salários de outubro, em decorrência da crise que a concessionária enfrenta por conta da pandemia da covid-19. Por conta disso, o Sintropas, sindicato que representa os trabalhadores, anunciou a possibilidade de uma nova paralisação no transporte de Ponta Grossa – em 2021, o serviço já ficou totalmente paralisado. A crise pode ser ainda maior, já que existe uma ‘CPI’, no Poder Legislativo, investigando as atividades do transporte – mais informações clique aqui.

Assuntos semelhantes:

Comissão e Câmara discutem novo transporte de PG.

Kuller é o novo integrante da 'CPI do Transporte' de PG.

PG pode anunciar nova tarifa do transporte nos próximos dias.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE